AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

OLHARES FRONTAIS . european film academy

A criação da European Film Academy (EFA) resultou da iniciativa de um grupo composto pelos melhores cineastas da Europa, juntos por ocasião da primeira cerimónia dos European Film Awards, em Novembro de 1988. A EFA foi finalmente fundada em 1989 enquanto Sociedade Europeia de Cinema pelo seu primeiro presidente Ingmar Bergman e outros 40 cineastas, tendo como propósito zelar pelos interesses da indústria filmográfica europeia. Wim Wenders foi eleito como Presidente da Associação que dois anos mais tarde foi renomeada European Film Academy. O seu actual Presidente é o produtor francês Yves Marmion.

 

European Film Academy (EFA) é uma associação sem fins lucrativos que reúne mais de 2300 profissionais do cinema com o objectivo comum de promover a cultura fílmica Europeia. Ao longo do ano, a EFA desenvolve e participa numa série de actividades relacionadas com a política do cinema, bem como os seus aspectos económicos, artísticos e de aprendizagem. O programa inclui conferências, seminários e workshops, sendo o seu objectivo comum a construção de uma ponte entre a criatividade e a indústria. As actividades culminam na apresentação anual dos European Film Awards.

 

www.europeanfilmacademy.org

 

Sessão 1

Auditório do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos ENVC, dia 12 de maio, às 18h00

little children

LITTLE CHILDREN, BIG WORDS

Género: Ficção

Duração: 12'

Ano: 2011

País de Produção: Suécia

 

Sinopse: Quando é a vez de Alex dizer aos colegas de turma de 7 anos o que ele quer ser quando crescer, inicia-se uma discussão desconfortável a respeito do significado de uma palavra desconhecida, mas carregada de significado. A explicação da professora revela a sua própria história - a história de uma vítima e de um agressor.

 

Realização e Argumento: Lisa James Larsson

Fotografia: Frida Wendel

Som: Kim Creutzer e Sarah Jansson Patient

Edição: Roberth Nordh

Produção: Andreas Emanuelsson

 

Elenco: Axel Andersson, Cecilia Milocco e Polly Kisch

 

Biografia: Lisa cresceu no centro de Londres. Estudou cinema na Universidade de Brunel (1997-2000) antes de trabalhar como editora e operadora de câmara durante 5 anos. Prosseguiu os estudos de Realização em Estocolmo, onde somou o Mestrado em Argumento em 2009. Escreve e realiza desde 2004. Little Children, Big Words ganhou prémios em 16 festivais de cinema internacionais e foi nomeado para um Óscar em 2011.

 

INCIDENT BY A BANK

INCIDENT BY A BANK

Género: Ficção

Duração: 12'

Ano: 2011

País de Produção: Suécia

 

Sinopse: Em tempo real, é contado, detalhadamente e cheio de humor, um assalto falhado a um banco e a observação de como as pessoas reagem ao inesperado. Filmado num take único e com mais de 96 pessoas meticulosamente coreografadas, o filme recria um acontecimento real que teve lugar em 2006.

 

Realização, Argumento e Edição: Ruben Östlund

Direcção Artística: Pia Aleborg

Fotografia: Marius Dybwad Brandrud

Som: Jan Alvermark

Mistura: Owe Svensson e Jan Alvermark / Studio 24

Produção: Marie Kjellson e Erik Hemmendorff

 

Elenco: Bahador Foladi, Henrik Vikman, Lars Melin, Ramtin Parvaneh e outros

 

Biografia: Ruben nasceu em 1974 na pequena ilha de Styrsö na costa sueca. Em 2004, estreou-se no cinema. Entre esta data e 2011 realizou 5 curtas e longas-metragens. Duas destas integraram os European Film Awards e a Selecção Oficial de Cannes e todas ganharam prémios consagrados como o Fipresci no IFF, Prix UIP Edinburgh ou Coup de Couer Prix na Quinzena de Realizadores de Cannes.

 

JESSI

JESSI

Género: Ficção

Duração: 31'

Ano: 2011

País de Produção: Alemanha

 

Sinopse: Com 11 anos de idade, Jessi vive com uma família adoptiva. A sua mãe está na prisão. O anseio por uma identidade leva-a de volta para a aldeia onde cresceu. Aqui ela descobre que sua pesquisa terá de continuar para além da sua antiga vida.

 

Realização e Argumento: Mariejosephin Schneider

Música Original: Robert Rabenalt e Marian Mentrup

Fotografia: Jenny Lou Ziegel

Som: Benny Dunker

Edição: Inge Schneider

Produção: Hartmut Bitomsky, Bodo Knapheide e Maximilian Müllner

 

Elenco: Jasmin Rischar, Luzie Ahrens, Michaela Hinnenthal e Sophie Rogall

 

Biografia: Mariejosephin foi assistente de produção artística e produção, seguindo-se o trabalho enquanto assistente de realização. Realizou inúmeras curtas-metragens enquanto estudava na dffb, onde Love Hurts, um spot telivisivo para uma campanha social (em colaboração com Döndü Kilic), foi exibido em diversos festivais internacionais. Trabalha agora no seu filme de final de curso.

 

THE GREAT RACE

THE GREAT RACE

Género: Ficção

Duração: 7'

Ano: 2011

País de Produção: Espanha

 

Sinopse: 1914: um terrível crime é repentinamente cometido na pista de Lasarte. Como aconteceu, é um mistério. Apenas uma coisa é garantida: estavam inscritos os melhores cavalos e grandes apostadores juntaram-se para uma corrida com nunca antes visto. Prémio para o cavalo vencedor: o Grande Prémio de meio milhão.

 

Realização e Edição: Kote Camacho

Argumento: Kote Camacho, baseado no conceito original de Asier Altuna

Direcção de Fotografia, Som e Animação: Kote Camacho

Direcção Artística: Ander Lendinez

Produção: Marian Fernández Pascal

 

Elenco: Ana Elordi, Charly Urbina, Eriz Alberdi, Iñaki Urrutia e outros

 

Biografia: Kote nasceu em Oiartzun em 1980. Formado na Universidade de Belas Artes do País Basco, foi desenhador de BD e argumentista para o Napartheid. Viveu em Bilbao, Madrid e Londres. Foi o desenhador de storyboard, animador tradicional e 3D, bem como trabalhou em pós-produção. La Gran Carrera é a sua primeira curta para exibição.

 

THE UNLIVING

THE UNLIVING

Género: Ficção

Duração: 28'

Ano: 2011

País de Produção: Suécia

 

Sinopse: Trinta anos depois de um surto de zombies, as pessoas começaram a domesticar e usar os zombies como mão-de-obra barata. Um jovem casal, Katrine e Marcos, tem como entediante rotina diária capturar zombies, procedendo a experiências sangrentas de lobotomia, enquanto se debate com uma relação à beira de se desmoronar.

 

Realização e Argumento: Hugo Lilja

Música Original: Sebastian Lakatos

Fotografia: Benjam Orre

Som: Johanna Printz

Edição: Rickard Krantz

Produção: Bonnie Skoog Feeney

 

Elenco: Anna Uddenberg, Anneli Martini, Emelie Jonsson, Jonatan Rodriguez e outros

 

Biografia: Hugo Lilja estudou Ciência Cognitiva na Universidade de Umeå e formou-se em Realização na University College of Film em Estocolmo. Entre algumas das suas antigas curtas metragens destacam-se Home Service (2008), Altona (2009), a série interactiva Dollplay (2009) e A Day in the Country (2010, co-realizado com Pella Kågerman).

Sessão 2

Teatro Municipal Sá de Miranda, dia 13 de maio, às 18h00

PAPARAZZI

PAPARAZZI

Género: Documentário

Duração: 33'

Ano: 2011

País de Produção: Polónia

 

Sinopse:Nos bastidores de uma profissão ridicularizada. No que é uma exploração inédita na Polónia, Bernaś expõe, do ponto de vista dos paparazzi, os incidentes mais significativos dos meios de comunicação do seu país em 2010. Em primeiro plano está a história dramática de um homem que faz escolhas controversas no seu dia-a-dia, e que, consequentemente, paga um preço elevado, emocional, pessoal e ético.

 

Realização e Argumento: Piotr Bernaś

Fotografia: Łukasz Żal e Piotr Bernaś

Som: Dariusz Wancerz

Edição: Marek Skrzecz e Piotr Bernaś

Produção: Adam Ślesicki e Dominika Płazińska

 

Biografia: Nascido em 1973, Bernás é realizador, cineasta, fotógrafo e documentarista com uma

licenciatura em Estudos Ingleses e outra em Realização na Wajda School. Trabalha há cinco anos como fotógrafo de guerra para a Gazeta Wyborcza. Tem prémios em várias competições de fotojornalismo com fotografias da Polónia, Iraque, Irão, Sri Lanka, Geórgia e Reino Unido. Produz novelas radiofónicas e documentários.

 

THE WOLVES

THE WOLVES

Género: Documentário

Duração: 17'

Ano: 2011

Países de Produção: Itália / Holanda

 

Sinopse: I Lupi (Os Lobos) são um grupo de ladrões entre os 40 e os 70 anos de idade do norte da Itália. O único momento em que roubam é quando se levanta um denso nevoeiro que torna tudo invisível, inclusive eles mesmos. Assaltam casas, bancos, joalharias, camiões – tudo o que possa lucrar. O vídeo The Wolves foi feito em colaboração com o próprio grupo e o pai do realizador.

 

Realização e Argumento: Alberto de Michele

Edição: Alberto de Michele

Produção: Alberto de Michele

 

Biografia: De Michele estudou Visual Media na Gerrit Rietveld Academy (1997-2001). O seu trabalho oscila entre a ficção e o facto, investigando o romantismo da cultura dos bandidos, através da análise do mundo em que ele próprio cresceu. Tem integrado várias exposições colectivas em prestigiados centros culturais internacionais, tais como o Museu Nacional Reina Sofia, Madrid (2010) ou Apexart, Nova Iorque (2008).

 

SILENT RIVER

SILENT RIVER

Género: Ficção

Duração: 30'

Ano: 2011

Países de Produção: Alemanha / Roménia

 

Sinopse: Roménia, 1986: Gregor e Vali querem fugir. Ambos precisam um do outro, no entanto, existe uma desconfiança mútua. Uma noite, Gregor confirma as suas suspeitas. No fim, apenas resta a esperança.

 

Realização e Argumento: Anca Miruna Lăzărescu

Fotografia: Christian Stangassinger

Edição: Dan Olteanu

Design Produção: Cinzia Fossati e Dragos Epure

Produção: David Lindner Leporda, Daniel Schmidt e Catalin Mitulescu

 

ELENCO: Andi Vasluianu, Marius Ursu, Patricia Moga, Toma Cuzin e outros

 

Biografia: Nascida em 1979 na Roménia, Anca emigrou com sua família para a Alemanha em 1990. Durante os seus estudos na Escola de Cinema de Munique, realizou documentários e curtas-metragens que atraíram o interesse da indústria, ganharam prémios e foram difundidos por muitos territórios. Silent River é o seu filme de final de curso, já exibido em 41 festivais internacionais.

 

sessão 3 - estaleiros

Auditório do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos ENVC, dia 8 de maio, às 18h00

THE WHOLLY FAMILY

THE WHOLLY FAMILY

Género: Ficção

Duração: 20'

Ano: 2011

País de Produção: Itália

 

Sinopse: Uma rua movimentada no centro da cidade de Nápoles, a abundância de lojas que vendem presépios. Um casal americano rico e Jake, o seu filho de 10 anos, tentam abrir caminho através da multidão. Enquanto marido e mulher discutem em que rua entrar, o menino separa-se deles contra a sua vontade e é levado numa viagem de sonho entre realidade e imaginação ao longo dos lugares e símbolos escondidos da cidade.

 

Realização e Argumento: Terry Gilliam

Fotografia: Nicola Pecorini

Som: Andre Jacquemin

Edição: Mick Audsley

Produção: Gabriele Oricchio e Amy Gilliam

 

Elenco: Cristiana Capotondi, Douglas Dean, Nicolas Connolly, Sergio Solli e outros

 

Biografia:

Terry Gilliam é Américo-Britânico e rgumentista, realizador, animador, actor e um dos membros do grupo de comediantes "Monty Python". Gilliam é conhecido pela realização de diversos filmes onde se incluem, TIME BANDITS (1981), BRAZIL (1985), THE ADVENTURES OF BARON MUNCHHAUSEN (1988), THE FISHER KING (1991), 12 MONKEYS (1995), FEAR AND LOATHING IN LAS VEGAS (1998), GRIMM BROTHERS (2005), TIDELAND (2006) e THE IMAGINARIUM OF DOCTOR PARNASSUS (2009). Ele é o único "Python" que não nasceu na Grã-Bretanha; em 1989 assumiu a nacionalidade Inglesa.

 

SUNDAYS

SUNDAYS

Género: Ficção

Duração: 16'

Ano: 2011

País de Produção: Bélgica

 

Sinopse: Domingos ou a forma como a Humanidade enfrenta a passagem do tempo. Aquele tempo livre que tentamos preencher a qualquer custo. O mesmo tempo que vemos passar, com risos ou tédio.

 

Realização e Argumento: Valéry Rosier

Fotografia: Olivier Boonjing

Som: Arnaud Calvar

Edição: Nicolas Rumpl

Produção: Nicolas Guiot, Valéry Rosier e Fred De Loof

 

Elenco: Fernande Delcroix, Germaine Dervaux, Jonathan Masure, Odette Beaudart e outros

 

Biografia:

Depois de estudar Engenharia de Gestão, Valéry Rosier começou a escola de cinema na Bélgica (AID). O seu galardoado filme YETI foi selecionado para diversos festivais. Paralelamente, trabalhou como assistente de realização em algumas longas-metragens. Em 2008, filmou GOOD NIGHT, um filme que ganhou mais de dez prémios em todo o mundo e foi nomeado para os European Film Awards em 2009. Em 2011, ele terminou SUNDAYS e realizou o documentário SILENCE RADIO no norte de França.

 

FROZEN STORIES

FROZEN STORIES

Género: Ficção

Duração: 26'

Ano: 2011

País de Produção: Polónia

 

Sinopse: Os piores funcionários de um supermercado têm que encontrar um objectivo para as suas vidas. Eles têm dois dias para fazê-lo.

 

Realização e Argumento: Grzegorz Jaroszuk

Música Original: Michał Marecki

Direcção Artística: Magda Samborska

Fotografia: Marcin Władyniak

Edição: Barbara Fronc

 

Elenco: Andrzej Walden, Justyna Wasilewska, Piotr Trojan e Piotr Żurawski

 

Biografia: Nascido em 1983 na cidade de Varsóvia, Grzegorz terminou os estudos no Departamento de Realização da Escola Nacional Polaca em Łódź em 2011. Vive e trabalha em Varsóvia.

 

TOPO DA PÁGINA

VOLTAR

design by . publiSITIO® . 2012