A criação da European Film Academy (EFA) resultou da iniciativa de um grupo composto pelos melhores cineastas da Europa, juntos por ocasião da primeira cerimónia dos European Film Awards, em Novembro de 1988. A EFA foi finalmente fundada em 1989 enquanto Sociedade Europeia de Cinema pelo seu primeiro presidente Ingmar Bergman e outros 40 cineastas, tendo como propósito zelar pelos interesses da indústria filmográfica europeia. Wim Wenders foi eleito como Presidente da Associação que dois anos mais tarde foi renomeada European Film Academy. O seu actual Presidente é o produtor francês Yves Marmion.
European Film Academy (EFA) é uma associação sem fins lucrativos que reúne mais de 2300 profissionais do cinema com o objectivo comum de promover a cultura fílmica Europeia. Ao longo do ano, a EFA desenvolve e participa numa série de actividades relacionadas com a política do cinema, bem como os seus aspectos económicos, artísticos e de aprendizagem. O programa inclui conferências, seminários e workshops, sendo o seu objectivo comum a construção de uma ponte entre a criatividade e a indústria. As actividades culminam na apresentação anual dos European Film Awards.
Género: Ficção
Duração: 12'
Ano: 2011
País de Produção: Suécia
Sinopse: Quando é a vez de Alex dizer aos colegas de turma de 7 anos o que ele quer ser quando crescer, inicia-se uma discussão desconfortável a respeito do significado de uma palavra desconhecida, mas carregada de significado. A explicação da professora revela a sua própria história - a história de uma vítima e de um agressor.
Realização e Argumento: Lisa James Larsson
Fotografia: Frida Wendel
Som: Kim Creutzer e Sarah Jansson Patient
Edição: Roberth Nordh
Produção: Andreas Emanuelsson
Elenco: Axel Andersson, Cecilia Milocco e Polly Kisch
Biografia: Lisa cresceu no centro de Londres. Estudou cinema na Universidade de Brunel (1997-2000) antes de trabalhar como editora e operadora de câmara durante 5 anos. Prosseguiu os estudos de Realização em Estocolmo, onde somou o Mestrado em Argumento em 2009. Escreve e realiza desde 2004. Little Children, Big Words ganhou prémios em 16 festivais de cinema internacionais e foi nomeado para um Óscar em 2011.
Género: Ficção
Duração: 12'
Ano: 2011
País de Produção: Suécia
Sinopse: Em tempo real, é contado, detalhadamente e cheio de humor, um assalto falhado a um banco e a observação de como as pessoas reagem ao inesperado. Filmado num take único e com mais de 96 pessoas meticulosamente coreografadas, o filme recria um acontecimento real que teve lugar em 2006.
Realização, Argumento e Edição: Ruben Östlund
Direcção Artística: Pia Aleborg
Fotografia: Marius Dybwad Brandrud
Som: Jan Alvermark
Mistura: Owe Svensson e Jan Alvermark / Studio 24
Produção: Marie Kjellson e Erik Hemmendorff
Elenco: Bahador Foladi, Henrik Vikman, Lars Melin, Ramtin Parvaneh e outros
Biografia: Ruben nasceu em 1974 na pequena ilha de Styrsö na costa sueca. Em 2004, estreou-se no cinema. Entre esta data e 2011 realizou 5 curtas e longas-metragens. Duas destas integraram os European Film Awards e a Selecção Oficial de Cannes e todas ganharam prémios consagrados como o Fipresci no IFF, Prix UIP Edinburgh ou Coup de Couer Prix na Quinzena de Realizadores de Cannes.
Género: Ficção
Duração: 31'
Ano: 2011
País de Produção: Alemanha
Sinopse: Com 11 anos de idade, Jessi vive com uma família adoptiva. A sua mãe está na prisão. O anseio por uma identidade leva-a de volta para a aldeia onde cresceu. Aqui ela descobre que sua pesquisa terá de continuar para além da sua antiga vida.
Realização e Argumento: Mariejosephin Schneider
Música Original: Robert Rabenalt e Marian Mentrup
Fotografia: Jenny Lou Ziegel
Som: Benny Dunker
Edição: Inge Schneider
Produção: Hartmut Bitomsky, Bodo Knapheide e Maximilian Müllner
Elenco: Jasmin Rischar, Luzie Ahrens, Michaela Hinnenthal e Sophie Rogall
Biografia: Mariejosephin foi assistente de produção artística e produção, seguindo-se o trabalho enquanto assistente de realização. Realizou inúmeras curtas-metragens enquanto estudava na dffb, onde Love Hurts, um spot telivisivo para uma campanha social (em colaboração com Döndü Kilic), foi exibido em diversos festivais internacionais. Trabalha agora no seu filme de final de curso.
Género: Ficção
Duração: 7'
Ano: 2011
País de Produção: Espanha
Sinopse: 1914: um terrível crime é repentinamente cometido na pista de Lasarte. Como aconteceu, é um mistério. Apenas uma coisa é garantida: estavam inscritos os melhores cavalos e grandes apostadores juntaram-se para uma corrida com nunca antes visto. Prémio para o cavalo vencedor: o Grande Prémio de meio milhão.
Realização e Edição: Kote Camacho
Argumento: Kote Camacho, baseado no conceito original de Asier Altuna
Direcção de Fotografia, Som e Animação: Kote Camacho
Direcção Artística: Ander Lendinez
Produção: Marian Fernández Pascal
Elenco: Ana Elordi, Charly Urbina, Eriz Alberdi, Iñaki Urrutia e outros
Biografia: Kote nasceu em Oiartzun em 1980. Formado na Universidade de Belas Artes do País Basco, foi desenhador de BD e argumentista para o Napartheid. Viveu em Bilbao, Madrid e Londres. Foi o desenhador de storyboard, animador tradicional e 3D, bem como trabalhou em pós-produção. La Gran Carrera é a sua primeira curta para exibição.
Género: Ficção
Duração: 28'
Ano: 2011
País de Produção: Suécia
Sinopse: Trinta anos depois de um surto de zombies, as pessoas começaram a domesticar e usar os zombies como mão-de-obra barata. Um jovem casal, Katrine e Marcos, tem como entediante rotina diária capturar zombies, procedendo a experiências sangrentas de lobotomia, enquanto se debate com uma relação à beira de se desmoronar.
Realização e Argumento: Hugo Lilja
Música Original: Sebastian Lakatos
Fotografia: Benjam Orre
Som: Johanna Printz
Edição: Rickard Krantz
Produção: Bonnie Skoog Feeney
Elenco: Anna Uddenberg, Anneli Martini, Emelie Jonsson, Jonatan Rodriguez e outros
Biografia: Hugo Lilja estudou Ciência Cognitiva na Universidade de Umeå e formou-se em Realização na University College of Film em Estocolmo. Entre algumas das suas antigas curtas metragens destacam-se Home Service (2008), Altona (2009), a série interactiva Dollplay (2009) e A Day in the Country (2010, co-realizado com Pella Kågerman).
Género: Documentário
Duração: 33'
Ano: 2011
País de Produção: Polónia
Sinopse:Nos bastidores de uma profissão ridicularizada. No que é uma exploração inédita na Polónia, Bernaś expõe, do ponto de vista dos paparazzi, os incidentes mais significativos dos meios de comunicação do seu país em 2010. Em primeiro plano está a história dramática de um homem que faz escolhas controversas no seu dia-a-dia, e que, consequentemente, paga um preço elevado, emocional, pessoal e ético.
Realização e Argumento: Piotr Bernaś
Fotografia: Łukasz Żal e Piotr Bernaś
Som: Dariusz Wancerz
Edição: Marek Skrzecz e Piotr Bernaś
Produção: Adam Ślesicki e Dominika Płazińska
Biografia: Nascido em 1973, Bernás é realizador, cineasta, fotógrafo e documentarista com uma
licenciatura em Estudos Ingleses e outra em Realização na Wajda School. Trabalha há cinco anos como fotógrafo de guerra para a Gazeta Wyborcza. Tem prémios em várias competições de fotojornalismo com fotografias da Polónia, Iraque, Irão, Sri Lanka, Geórgia e Reino Unido. Produz novelas radiofónicas e documentários.
Género: Documentário
Duração: 17'
Ano: 2011
Países de Produção: Itália / Holanda
Sinopse: I Lupi (Os Lobos) são um grupo de ladrões entre os 40 e os 70 anos de idade do norte da Itália. O único momento em que roubam é quando se levanta um denso nevoeiro que torna tudo invisível, inclusive eles mesmos. Assaltam casas, bancos, joalharias, camiões – tudo o que possa lucrar. O vídeo The Wolves foi feito em colaboração com o próprio grupo e o pai do realizador.
Realização e Argumento: Alberto de Michele
Edição: Alberto de Michele
Produção: Alberto de Michele
Biografia: De Michele estudou Visual Media na Gerrit Rietveld Academy (1997-2001). O seu trabalho oscila entre a ficção e o facto, investigando o romantismo da cultura dos bandidos, através da análise do mundo em que ele próprio cresceu. Tem integrado várias exposições colectivas em prestigiados centros culturais internacionais, tais como o Museu Nacional Reina Sofia, Madrid (2010) ou Apexart, Nova Iorque (2008).
Género: Ficção
Duração: 30'
Ano: 2011
Países de Produção: Alemanha / Roménia
Sinopse: Roménia, 1986: Gregor e Vali querem fugir. Ambos precisam um do outro, no entanto, existe uma desconfiança mútua. Uma noite, Gregor confirma as suas suspeitas. No fim, apenas resta a esperança.
Realização e Argumento: Anca Miruna Lăzărescu
Fotografia: Christian Stangassinger
Edição: Dan Olteanu
Design Produção: Cinzia Fossati e Dragos Epure
Produção: David Lindner Leporda, Daniel Schmidt e Catalin Mitulescu
ELENCO: Andi Vasluianu, Marius Ursu, Patricia Moga, Toma Cuzin e outros
Biografia: Nascida em 1979 na Roménia, Anca emigrou com sua família para a Alemanha em 1990. Durante os seus estudos na Escola de Cinema de Munique, realizou documentários e curtas-metragens que atraíram o interesse da indústria, ganharam prémios e foram difundidos por muitos territórios. Silent River é o seu filme de final de curso, já exibido em 41 festivais internacionais.
Género: Ficção
Duração: 20'
Ano: 2011
País de Produção: Itália
Sinopse: Uma rua movimentada no centro da cidade de Nápoles, a abundância de lojas que vendem presépios. Um casal americano rico e Jake, o seu filho de 10 anos, tentam abrir caminho através da multidão. Enquanto marido e mulher discutem em que rua entrar, o menino separa-se deles contra a sua vontade e é levado numa viagem de sonho entre realidade e imaginação ao longo dos lugares e símbolos escondidos da cidade.
Realização e Argumento: Terry Gilliam
Fotografia: Nicola Pecorini
Som: Andre Jacquemin
Edição: Mick Audsley
Produção: Gabriele Oricchio e Amy Gilliam
Elenco: Cristiana Capotondi, Douglas Dean, Nicolas Connolly, Sergio Solli e outros
Biografia:
Terry Gilliam é Américo-Britânico e rgumentista, realizador, animador, actor e um dos membros do grupo de comediantes "Monty Python". Gilliam é conhecido pela realização de diversos filmes onde se incluem, TIME BANDITS (1981), BRAZIL (1985), THE ADVENTURES OF BARON MUNCHHAUSEN (1988), THE FISHER KING (1991), 12 MONKEYS (1995), FEAR AND LOATHING IN LAS VEGAS (1998), GRIMM BROTHERS (2005), TIDELAND (2006) e THE IMAGINARIUM OF DOCTOR PARNASSUS (2009). Ele é o único "Python" que não nasceu na Grã-Bretanha; em 1989 assumiu a nacionalidade Inglesa.
Género: Ficção
Duração: 16'
Ano: 2011
País de Produção: Bélgica
Sinopse: Domingos ou a forma como a Humanidade enfrenta a passagem do tempo. Aquele tempo livre que tentamos preencher a qualquer custo. O mesmo tempo que vemos passar, com risos ou tédio.
Realização e Argumento: Valéry Rosier
Fotografia: Olivier Boonjing
Som: Arnaud Calvar
Edição: Nicolas Rumpl
Produção: Nicolas Guiot, Valéry Rosier e Fred De Loof
Elenco: Fernande Delcroix, Germaine Dervaux, Jonathan Masure, Odette Beaudart e outros
Biografia:
Depois de estudar Engenharia de Gestão, Valéry Rosier começou a escola de cinema na Bélgica (AID). O seu galardoado filme YETI foi selecionado para diversos festivais. Paralelamente, trabalhou como assistente de realização em algumas longas-metragens. Em 2008, filmou GOOD NIGHT, um filme que ganhou mais de dez prémios em todo o mundo e foi nomeado para os European Film Awards em 2009. Em 2011, ele terminou SUNDAYS e realizou o documentário SILENCE RADIO no norte de França.
Género: Ficção
Duração: 26'
Ano: 2011
País de Produção: Polónia
Sinopse: Os piores funcionários de um supermercado têm que encontrar um objectivo para as suas vidas. Eles têm dois dias para fazê-lo.
Realização e Argumento: Grzegorz Jaroszuk
Música Original: Michał Marecki
Direcção Artística: Magda Samborska
Fotografia: Marcin Władyniak
Edição: Barbara Fronc
Elenco: Andrzej Walden, Justyna Wasilewska, Piotr Trojan e Piotr Żurawski
Biografia: Nascido em 1983 na cidade de Varsóvia, Grzegorz terminou os estudos no Departamento de Realização da Escola Nacional Polaca em Łódź em 2011. Vive e trabalha em Varsóvia.