AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XV ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

ao norte

Ação01! - Júri


Alexandre Martins

Alexandre Martins, 44 anos, licenciado em Escrita de Argumento pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
Tem repartido a sua actividade profissional entre a formação, enquanto actor, técnico de som e realizador.


José Miguel Ribeiro

Nasceu em 1966 na Amadora. Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e começou a trabalhar como ilustrador no em 1990. Estudou cinema de animação na Lazennec-Bretagne, Rennes e na Filmografo, Porto em 1993/94. Realizou varias curtas-metragens, entre as quais se destacam “O Ovo”, “O banquete da Rainha”, e em 1999 “A Suspeita” com a qual receberia o Cartoon d’Or 2000.
Em 2004 realizou uma série de 26 episódios para crianças intitulada “As coisas la de casa” e a curta-metragem “ Abraço do vento”.
Em 2007 ilustra o livro “O rapaz que aprendeu a voar” de Alexandre Honrado e funda em conjunto com Nuno Beato e Eva Yébenes a produtora Sardinha em Lata.
Em Abril de 2009 conclui o filme “Passeio de Domingo” e em Junho de 2010 termina a curta metragem Viagem a Cabo Verde.
Em 2011 finaliza o piloto “O balão Lua” da série “Dodu o rapaz de Cartão” e inicia a produção da média metragem em stop-motion “Papel de Natal”.
Em 2012 desvincula-se da Sardinha em Lata para fundar em Montemor-o-Novo a produtora Praça Filmes e realiza nesse mesmo ano, para a CM de Almada, o filme “A energia na Terra” premiado no Cinanima e selecionado para competição internacional em Annecy 2013.
Em 2014 conclui a produção do especial TV “Papel de Natal” que estreia em 10 salas de cinema nacionais no Natal do mesmo ano.
Neste momento está a realizar a curta metragem “Estilhaços” e prepara um projeto de longa metragem intitulado “ Nayola”, com argumento de Virgílio Almeida a partir do texto original “ Caixa Preta” dos escritores Mia Couto e Agualusa em co-realização com Jorge António.
Nos últimos anos tem dividido a sua atividade profissional entre o cinema de animação e a ilustração nas componentes de formação, criação e produção.


Patrícia Nogueira

Patrícia Nogueira (Porto, 1980) é doutoranda em Media Digitais no programa internacional da Universidade do Texas, Austin - Portugal e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A sua investigação foca-se no documentário interactivo e está a ser desenvolvida em parceria com a National Film Board do Canadá. É Mestre em Comunicação Audiovisual, com especialização em Fotografia e Cinema Documental, trabalhou em longas-metragens de ficção com realizadores como José Carlos de Oliveira e o brasileiro Oswaldo Caldeira e foi jornalista na SIC durante nove anos. Produz e realiza os seus documentários e colabora regularmente nos filmes de outros realizadores. A sua longa-metragem documental \"3 horas para amar\" recebeu o prémio de Melhor Documentário nos XIII Encontros de Cinema de Viana do Castelo e foi seleção oficial do DocLisboa, Festival Internacional Cine Las Americas (EUA) e FEST. É docente convidada na licenciatura e mestrado em Comunicação Audiovisual da ESMAE e na licenciatura de multimédia do ISMAI.


TOPO DA PÁGINA

VOLTAR

design by . publiSITIO® . 2015