AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XV ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

prémio primeirolhar

JÚRI . PRÉMIO PRIMEIROLHAR 2015


. PRÉMIO PRIMEIROLHAR


. António de Sousa Dias

Compositor, artista multimédia e investigador.
António de Sousa Dias, doutorado em Musicologia (Paris 8) e diplomado com o Curso Superior de Composição (Conservatório Nacional de Lisboa), divide a sua atividade entre a criação, a pesquisa e o ensino.

. Flávia Tavares

Flávia Tavares é brasileira, mora em Paris há 12 anos e estudou Cinema na Universidade Paris 8 Vincennes Saint-Denis. Quando ainda estava na universidade criou o Fidé – Festival International du Documentaire Étudiant, primeiro festival francês especializado em documentários realizados por estudantes.

. Luís Correia

Desde 1980 trabalha como diretor de fotografia, produtor e realizador. Foi fundador do festival “DOCLISBOA”. Em 2000 criou a LX FILMES com a qual produziu dezenas de projetos de documentário e ficção. Desde 2002 é membro da direção do EURODOC - programa de formação europeu para produtores de documentário – e desde 2009 é docente no Curso de Video e Cinema Documental da Escola Superior de Abrantes.


. PRÉMIO PRIMEIROLHAR . CINECLUBES


. Regina Machado

(Penafiel, 1988). Licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura e mestranda em Estudos Artísticos - Teoria e Crítica da Arte na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem participado em vários projetos na área do cinema, performance e artes plásticas, nomeadamente na área da crítica e da produção. É voluntária no Clube Português de Cinematografia-Cineclube do Porto desde 2013.

. José Manuel Rodríguez López

1967, de família galega emigrante nasce em Paris: O cinema a cores da Disney, e os cartoons a preto e branco da televisão.
1974, regresso a Espanha pós-franquista: tudo preto e branco, com a exceção das sessões do Cinema Avenida. O Cinema de Animação dos países de Leste.
1982 O PSOE no governo e o ensino secundário: o cineclube Catalexo da Universidade Laboral: os documentários da Embaixada do Canadá e da Alemanha. Os clássicos de ficção científica.
1986: a Universidade: o cineclube Padre Feijoo: o Derzu Uzala e a Infancia de Ivan, fica infetado. Os ciclos dos Grandes Realizadores da TV2.
1990: Cineclube Padre Feijoo: Os novos realizadores americanos e canadianos. O cinema oriental. O underground. A explosão dos Festivais. Na televisão: Os Simpsons.
2000: o século da aldeia global: tudo acessível e tanto por ver: a defesa da cultura livre e o gozo do Creative Commons.

. Severiano Casalderrey Conde

Nasceu em Pontevedra em 1980. Licenciado em História da Arte pela Universidade de Santiago de Compostela em 2002, alcançando o Graduado Superior en Piano um ano depois. Exerce uma labor orientada cara o ensino da música e do audiovisual desde 2003, uma atividade que combina com outros recursos orientados principalmente para a área de programação de cinema. Entre 2010 e 2013, dirige o festival ANIRMAU - Animation Film Festival (Lalin), uma proposta específica sobre o cinema de animação. Como júri e colaborador de outros festivais, ele participou en eventos locais, ademais de outros internacionais de Portugal, Brasil e Taiwan. Seu papel como programador também o levou a colaborar com cineclubes galegos como Vigo e O Carballiño. Nos últimos tempos, combina a sua formação musical e cinematográfica en concertos de música de cinema com projeções ao vivo.

TOPO DA PÁGINA

VOLTAR

design by . publiSITIO® . 2015