AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XVII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO


Filme Convidado
\ O ESPECTADOR ESPANTADO, de Edgar Pera (2016, 70', p/b)


05 de maio, sexta-feira, às 21H30 Teatro Municipal Sá de Miranda



Edgar Pêra - documentary essay about the spectator. Interviews with a variety of writers and thinkers on the nature of watching movies are juxtaposed with the staging of action in 3-D movies and other places where now watch the moving picture.

“Espantar-se é interrogar, questionar.” Kino-investigação sobre a natureza do espectador de cinema e suas diferentes formas. Entre o ensaio e o manifesto, o expressionismo e o trans-realismo. Com Augusto M. Seabra, Laura Mulvey e Guy Maddin, entre outros.


Edgar Pera

Edgar Pêra (1960, Lisboa) tem construído, desde meados da década de oitenta, uma obra sem paralelo no panorama do cinema português contemporâneo. Concluída a formação na Escola Superior de Teatro e Cinema, em 1984, o realizador desenvolve, muitas vezes em parceria com outros artistas, um trabalho multifacetado onde a experimentação de diferentes meios, linguagens e suportes fílmicos, da película ao vídeo, passando mais recentemente pela internet e pelo formato 3D, se cruza com o videoclipe, a banda desenhada, as atuações ao vivo, a televisão, o teatro e a instalação.
Reclamando a herança das primeiras vanguardas, Edgar Pêra é um dos protagonistas da geração que, nos anos 90, procura sinais de uma nova vivência urbana sobre as ruínas do incêndio do Chiado. Ao mesmo tempo que acompanha de perto a emergência do rock português ou as primeiras edições da Moda Lisboa, documentando o quotidiano com uma obsessão de arquivista, Edgar Pêra – homem-câmara à Dziga Vertov para quem a máquina de filmar é um prolongamento do corpo – usa os seus cine-diários como matéria visual e ficcional para os comics, crónicas e recensões críticas que publica nas páginas do semanário O Independente e da revista K. Esta colaboração regular com a imprensa – que, conjuntamente com cadernos de esboços e outros trabalhos gráficos, será apresentada numa exposição documental – é indissociável da sua produção como cineasta e ajuda a enquadrar o universo de mutantes que povoa os seus filmes.


Filmografia

SWK4 (1993, pequeno film), Manual de Evasão/Manual of Evasion LX94 (1994), Who Is the Master Who Makes the Grass Green? (1996, pequeno film), As Dezaventuras do homem-Kâmara Epizohdyus 113 &115 (1998, pequeno film), 25 of April: an adventure Trough Demokracy. (2000, doc), A Janela (Maryalva Mix) (2001), O Homem-Teatro/The Man-Theatre (2002), 88/Eight Eight (2001, TV), Guitarra (Com Gente Lá Dentro) (2003), És a Nossa Fé (2006, pequeno film), Impending Doom (2006, pequeno film), Movimentos Perpétuos: Cine-Tributo a Carlos Paredes (2007, pequeno film), Rio Turvo (2008), Crime Abismo Azul Remorso Físico (2009, pequeno film), O Barão/The Baron (2011), One Way or Another Reflections of a Psycho Killer (2012, pequeno film), CineSapiens (2013, pequeno film), Lisbon Revisited (2014, doc), Virados do Avesso (2014), A Caverna (2015, pequeno film), Virados do Avesso (2015, TV Series), O espectador espantado/The Amazing Spectator (2016), Delírio em Las Vedras/Delirium in Las Vedras (2017)


design by . publiSITIO® . 2017