AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XVII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO


MASTERCLASS
\ OUTROS FAZEDORES DE CINEMA
Alice Fátima Martins


07 de maio, Domingo, às 12H00 Teatro Municipal Sá de Miranda



ZAGATI
(Brasil, 2001, 35mm, 16')

Documentário dramatizado que narra o cotidiano do catador de papel José Luis Zagati, um amante do cinema, que graças ao seu ofício, retirou do lixo material suficiente para construir o Mini Cine Tupy, o seu “cineminha” na garagem de sua residência, na periferia da grande São Paulo. Assim, possibilitou que sua comunidade pudesse ver filmes, gratuitamente.


Alice Fátima Martins

Pós-Doutora pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea, na UFRJ, onde desenvolveu, em 2009, o projeto de pesquisa Catadores de sucata da indústria cultural, publicado como livro com o mesmo título, pela Editora da UFG, em 2013.
Doutora em Sociologia pela UnB, com tese intitulada Saudades do futuro: o cinema de ficção científica como expressão do imaginário social sobre o devir, defendida em 2004. O livro produzido a partir da tese, intitulado Saudades do futuro: a ficção científica no cinema e o imaginário social sobre o devir, foi publicado pela Editora da UnB, em 2013. Mestre em Educação (UnB), com a dissertação O desenho reproduzido e a formação de professores de início de escolarização, defendida em 1997. Arte-educadora, com experiência de ensino de arte na educação básica, bem como na formação inicial e continuada de professores. Tem pesquisado e publicado sobre temas que envolvem educação, cultura visual e ensino de arte, além de questões relativas aos estudos culturais, com ênfase nas relações entre experiências estéticas, práticas artesanais e arte contemporânea, e entre cinema e cultura visual. Além de artigos e capítulos de livros, e dos livros já referidos, publicou, também, o livro eletrônico Tramas artísticas, práticas artesanais e experiências estéticas contemporâneas, pela FAV/UFG/FUNAPE, em 2013.


design by . publiSITIO® . 2017