maio 07 > 09h30

Escola no Cinema

#1º ciclo

Cinema Verde Viana

De Que Temos Medo Quando Temos Medo?

Tema: Sentimentos | 40 minutos

Nestes filmes é abordado o tema do medo e conflito. As emoções contraditórias e a sua superação acabam por ser o foco desta série de animações. Mas para além do medo, vamos também encontrar a felicidade, o amor, a tristeza e a alegria.

A Janela

Camille Müller, Animação, França, 2012, 5'

Um jovem rapaz não gosta de brincar na rua e prefere ler histórias em casa, que o fazem sonhar. Mas um dia ele conhece uma rapariga da sua idade e percebe que não é nada parecido com o herói do seu livro.

As Novas Espécies

Evalds Lacis, Animação, Letónia 2008, 9'

Um entomologista encontra um novo tipo de inseto no prado e fica contente com a ideia de o juntar à sua coleção. Mas os insetos não querem ser objetos de museu – as duas meninas bug têm que encontrar uma maneira de salvar os pais.

Nicolas e Guillemette

Virginie Taravel, Animação, França 2008, 9'

Numa loja onde se vendem pequenos bonecos de cordas de plástico, “Nicolas, o pequeno músico” é o único totalmente acabado. Certo dia acorda e decide construir “Guillemette, a pequena bailarina”. Mas, por engano, ela transforma-se num monstro de mil cabeças.

Corrida

Janis Cimermanis, Animação, Letónia, 2011, 7’

Nesta tourada de praça em Madrid, o toureiro falha o seu plano para matar o touro. Revoltado, o touro persegue-o por toda a parte, até chegar uma equipa de resgate.

As Aventuras da Miriam
- O Piquenique -

Andrés Tenusaar, Animação, Estónia, 2007, 5'

Neste passeio de família, enquanto os pais preparam a mesa para o piquenique, os miúdos brincam no campo. A Galinha tremendo, passeia por uma horta com medo de encontrar um espantalho. Enquanto todos a observam, o irmão mais novo encontra uma cobra, mas esta Galinha é valente, e pretende ser o herói do dia.

Mia

Wouter Bongaerts, Bélgica, Animação, 2013, 9'

Mia é uma menina de 7 anos que quer ajudar a sua mãe a libertar-se do excesso de trabalho numa cidade super povoada. Durante a sua missão, ela descobre os segredos escondidos que fazem o mundo girar.

Conhece O Buck

Denis Bouyer , Yann de Preval, Laurent Monneron, Vincent E. Sousa, Animação, França, 2010, 4'

Ele é um rapaz charmoso, cheio de estilo, tem uma mota. O facto de ter cabeça de veado é só um pequeno pormenor, mas para o sogro, um feroz caçador que acaba de conhecer, é um pormenor de extrema importância.

Rumores

Frits Standaert, Animação, Bélgica, França, 2011, 7'

Desfrutando de uma bela tarde de Verão, três lebres dormem a sua sesta. Subitamente ouve-se um barulho por detrás dos arbustos. Em pânico, os roedores começam a fugir, levando consigo os outros animais da selva. Que papel terá o Leão no meio disto tudo?