Ação 05!

Festival de Vídeo Escolar

Júri

João Gigante

Natural de Viana do Castelo, é licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes do Porto e realizou o Mestrado em Comunicação Audiovisual (Fotografia) na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Mantém o seu percurso entre a prática das artes plásticas, tendo exposto o seu trabalho em diversas exposições no panorama artístico nacional e internacional e a prática de produção e organização de eventos e projetos artísticos e a projeção e organização de projetos de nível social e etnográfico, mantendo a sua característica artística e conceptual. O seu trabalho complementa as diferentes áreas de atuação plástica, com a fotografia como principal abordagem, onde se destaca também a utilização de outros meios como o vídeo, a sonoplastia, a instalação e o desenho. Nas suas propostas de trabalho é importante salientar a ligação ao território e a consciência social sobre os temas abordados, onde a etnografia e a antropologia são conceitos de carácter abrangente no processo e na conceptualização dos assuntos abordados. Desenvolve trabalho em torno de uma linha própria com ligações ao lugar e a quem faz parte dele, que defende como “etno-consciência”. Desenvolve também trabalho de cariz musical onde se destaca o projecto PHOLE. É também, fundador e diretor da Revista PARASITA (com Hugo Soares).

joão gigante

Nuno Tudela

n. Viseu 1966. Realizador. Professor Adjunto na Escola Superior de Media Artes e Design/P.PORTO, Vila do Conde. Mestrado em Comunicação Audiovisual (Cinema Documental) pela ESMAD/P.PORTO Licenciatura em Cinema (Realização) pela ESTC/IPL, Amadora. Bacharelato em Cinema (Som) pela ESTC/IPL, Lisboa.

nuno tudela

Paula Tavares

Artista, professora e investigadora. Doutora em Belas Artes (desde 2006) é Professora Coordenadora e Diretora da Escola de Design do Instituto Politécnico de Cávado e Ave (IPCA desde 2007), é Diretora no ID+ Centro de Investigação em Design Media e Cultura pelo polo do IPCA. É responsável pela CONFIA Conferência Internacional sobre Ilustração e Animação (desde 2012). Está representada em várias publicações científicas e académicas, assim como enquanto artista conta com um conjunto de exposições, eventos e representações em coleções.

paula tavares