Esta oficina é uma pequena introdução prática ao cinema de animação, através da técnica de stop motion. Esta técnica é uma ótima ferramenta para explicar como é que objetos inanimados ganham vida em frente à câmara, através de uma abordagem prática, colaborativa e experimental.
A oficina inicia-se com uma explicação teórica dos conceitos básicos que irão ser abordados durante os exercícios, acompanhados da visualização de alguns vídeos. De seguida, explicaremos o fenómeno de persistência da visão através da construção de um taumatrópio, que os participantes poderão levar consigo. Por fim, com a participação de cada aluno, iremos demonstrar como é que os objetos se deslocam, aumentam de tamanho e desaparecem, através da técnica de stop motion, com a utilização de recortes de papel. Os exercícios finais serão então mostrados à turma, acompanhados de um momento de reflexão e assimilação de conhecimentos.
Para a realização desta oficina, pedimos que as turmas tenham consigo alguns materiais básicos de desenho, como lápis, caneta, marcadores, lápis de cor, tesouras e papel branco /de jornal /colorido. Para a exibição dos vídeos, no início e no final da oficina, gostaríamos de ter um projetor e um cabo HDMI. Caso não seja possível, mostraremos tudo a partir de um portátil pessoal.
Alunos do 1º ao 3º Ciclo do Ensino Básico
Entre 90 e 120 minutos
O período para inscrições para o workshop Animação de Recortes já encerrou.
Estudou na Escola Secundária Artística de Soares dos Reis, onde se especializou em Vídeo, no curso de Comunicação Audiovisual. Mais tarde, fez a licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e o mestrado em Ilustração e Animação, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Foi formadora de workshops de animação na Universidade Júnior e no Cinanima e colabora atualmente com as empresas Magikbee, Animgram e byAR. Como autora de cinema de animação, tem apresentado ativamente diversos projetos – tal como O Chapéu, Fora de Alcance e Midgärd Fölk – em festivais internacionais.
Fez a licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, que incluiu um período de Erasmus no curso de animação da KASK Ghent School of Arts, na Bélgica; fez também o mestrado em Ilustração e Animação, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Desde 2015 que trabalha como ilustradora freelancer e formadora de workshops de animação e ilustração, já tendo passado pela Universidade Júnior, Cinanima, Braga em Risco, Braga é Natal e Olhó Passarinho. Atualmente é ilustradora e investigadora no projeto Mobeybou, na Universidade do Minho, com uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia