maio 07 e 08

Workshop#2

Animação de Recortes

Formadoras | Alexandra Allen . Gabriela Sá

Introdução

Esta oficina é uma pequena introdução prática ao cinema de animação, através da técnica de stop motion. Esta técnica é uma ótima ferramenta para explicar como é que objetos inanimados ganham vida em frente à câmara, através de uma abordagem prática, colaborativa e experimental.

Metodologia

A oficina inicia-se com uma explicação teórica dos conceitos básicos que irão ser abordados durante os exercícios, acompanhados da visualização de alguns vídeos. De seguida, explicaremos o fenómeno de persistência da visão através da construção de um taumatrópio, que os participantes poderão levar consigo. Por fim, com a participação de cada aluno, iremos demonstrar como é que os objetos se deslocam, aumentam de tamanho e desaparecem, através da técnica de stop motion, com a utilização de recortes de papel. Os exercícios finais serão então mostrados à turma, acompanhados de um momento de reflexão e assimilação de conhecimentos.

Materiais

Para a realização desta oficina, pedimos que as turmas tenham consigo alguns materiais básicos de desenho, como lápis, caneta, marcadores, lápis de cor, tesouras e papel branco /de jornal /colorido. Para a exibição dos vídeos, no início e no final da oficina, gostaríamos de ter um projetor e um cabo HDMI. Caso não seja possível, mostraremos tudo a partir de um portátil pessoal.

Destinatários

Alunos do 1º ao 3º Ciclo do Ensino Básico

Duração

Entre 90 e 120 minutos

Inscrição

O período para inscrições para o workshop Animação de Recortes já encerrou.

encontros de cinema

Formadoras

Alexandra Allen

Estudou na Escola Secundária Artística de Soares dos Reis, onde se especializou em Vídeo, no curso de Comunicação Audiovisual. Mais tarde, fez a licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e o mestrado em Ilustração e Animação, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Foi formadora de workshops de animação na Universidade Júnior e no Cinanima e colabora atualmente com as empresas Magikbee, Animgram e byAR. Como autora de cinema de animação, tem apresentado ativamente diversos projetos – tal como O Chapéu, Fora de Alcance e Midgärd Fölk – em festivais internacionais.

Gabriela Sá

Fez a licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, que incluiu um período de Erasmus no curso de animação da KASK Ghent School of Arts, na Bélgica; fez também o mestrado em Ilustração e Animação, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Desde 2015 que trabalha como ilustradora freelancer e formadora de workshops de animação e ilustração, já tendo passado pela Universidade Júnior, Cinanima, Braga em Risco, Braga é Natal e Olhó Passarinho. Atualmente é ilustradora e investigadora no projeto Mobeybou, na Universidade do Minho, com uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia