maio 10 > 14h30 > 17h30

Workshop#3

Educar Através das Imagens

Formador | José Roberto Novaes | (Brasil)

Sala Couto Viana - Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Introdução

Esta formação tem como base as experiências de trabalhos realizados, durante 30 anos, pelo realizador brasileiro José Roberto Novaes no âmbito do projeto “Educação através das Imagens”, coordenado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A proposta é utilizar cenas de vários documentários - sobre diversos temas, realizados em diferentes regiões do Brasil - para refletir sobre:
a) relações entre resultados de pesquisas académicas e construção de guiões para documentários;
b) relações entre as escolhas feitas na edição de documentários e a urgência da análise de movimentos sociais; c) distribuição e uso de documentários em escolas, grupos de pesquisas e movimentos sociais com objetivos de ampliar a reflexão sobre a realidade do país.

Destinatários

Alunos de Cinema, Audiovisual e Educação.

Limite de vagas

40 participantes

Inscrição

Inscrições gratuitas e obrigatórias através de ficha de inscrição até dia 24 de abril.

Formador

José Roberto Novaes

José Roberto Novaes é doutor em Economia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudioso das transformações sociais na área rural, começou a realizar vídeos documentários para comunicar resultados de pesquisa para um público mais amplo. Atualmente coordena o “Projeto Educação através de Imagens” e participa em atividades universitárias, de formação de professores e de ativistas sociais apresentando e discutindo seus documentários.