15h00

novembro 03

Mesa-Redonda

Cinema-Educação-Comunidades

Plataforma on-line Zoom

Cinema-Educação-Comunidades

A mesa redonda faz um zoom nas atividades, planos, projetos, programas realizados e produzidos a partir de propostas dos Cineclubes às suas comunidades escolares dos vários graus de ensino que de modo formal e informal têm um estar continuado, regular e progressivo nas suas atuações públicas.

País em foco – Brasil

Isa Catarina Mateus

Moderação e curadoria

Isa Catarina Mateus é membro do Comité Executivo da Federação Internacional de Cineclubes e Vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes. Fez a parte curricular do Mestrado em História de Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (2000) e a Licenciatura em Estudos Portugueses- ramo de especialização científica pela Universidade do Algarve (1998). Tem o Curso de Educação Musical e piano, pelo Conservatório Regional do Algarve (1992). Fez rádio. Foi membro fundador do RADIX, do Ministério da Cultura. Foi coordenadora editorial da Revista Sul. Professora de Educação Musical, Educação Cívica e de História e Geografia de Portugal no ensino básico. Docente de Movimentos Artísticos Contemporâneos no ensino superior. Formadora de Comunicação Visual e de Fotografia e Vídeo e autora dos materiais pedagógicos para a unidade curricular de psicanálise da Universidade do Algarve. Formadora de História da Arte e de Tecnologias Educativas, Meios Audiovisuais em Ações da Formação Contínua de Professores. Integrou a equipa de Formação Artística, na área da Literatura e da Escrita no Projeto Da minha janela vejo um monumento da Direção Regional da Cultura do Algarve. Foi Coordenadora da Formação do Plano Nacional de Cinema, Formadora das Ações de Formação de Iniciação, de Continuidade e de Acompanhamento de professores e Autora dos materiais pedagógicos do PNC (2012-2014). Tem feito comunicações em congressos na área da História de arte e na área das literacias. Tem ainda publicado poesia e conto. Desenvolve oficinas de leitura, escrita e voz para alunos dos vários níveis de ensino. É colaboradora e autora dos materiais pedagógicos do Programa Juventude/Cinema/Escola e autora do Projeto VER para LER da Direção Regional de Educação do Algarve desde 2004. É Coordenadora da Comissão de Formação do Cineclube de Faro.

Isa Catarina Mateus

Tetê Avelar

Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes - Brasileiros

Licenciada em Geografia e Análise Ambiental, é professora de Educação Infantil no Ensino Fundamental e Médio. É Presidenta do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e Coordenadora do Cineclube Joaquim Pedro de Andrade. Diretora no Sinpro Minas - Sindicato dos Professores de Minas Gerais, Conselheira no COMUC- Conselho Municipal de Cultura de BH e preside ao CMDM- Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres /PBH onde representa a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Secretária Adjunta de Mulheres da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, integra a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher/MG também pela CTB. Coordena os Blocos de carnaval de rua com Manifestação cultural: Bloco Saudade na região Leste e Bloco Intervalo dos professores.

Tetê Avelar

Alemberg Quindins

Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri

Investigador, músico, empreendedor social, escritor e artista plástico autodidata. Criador da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri em 1992 na cidade de Nova Olinda, Ceará. Recebeu comendas de Cavaleiro na Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura do Brasil (2004), Medalha do Mérito da Farroupilha pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul – (2007), Comenda João Luiz Ramalho de Oliveira pelo Sistema Fecomércio Ceará (2014), Medalha da Abolição pelo Governo do Estado do Ceará (2017), Título de Dr. Honoris Causa em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2018) e Título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Federal do Ceará (2019). Como consultor da Unicef participou na criação dos programas de rádio de criança para criança junto às rádios nacionais de Angola e Moçambique. Foi gerente de cultura do SESC Rio de Janeiro (2018) e atualmente é assessor de relações institucionais do SESC Ceará. Foi professor do Curso de Pós-graduação em Gestão Cultural Contemporânea do Itaú Cultural e Instituto Singularidades (2017 – 2019) e é professor do Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri - URCA e Investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património – CEAACP da Universidade de Coimbra – Portugal.

Alemberg Quindins

Manuela Sobral

Projetos Festival ENTRETODOS e Cinema Fantástico

Manu Sobral vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Formada em Cinema e Antropologia pela Universidade Paris 8, Mestre em Cinema de Ficção pela MET Film School Berlim. É produtora cultural (Festivais e Filmes para internet, tv e cinema independente) e coargumentista dos filmes PONTO ORG e DESERTO AZUL. Dirigiu doze curtas-metragens exibidas em diversos Festivais. Autora do romance O ESTRANGEIRO NA GAIOLA publicado pelo selo EDITH no Brasil. É cofundadora e curadora do ENTRETODOS _ Festival de Filmes Curtos de Direitos Humanos de São Paulo, Brasil (https://entretodos.com.br). CINEMA FANTÁSTICO é um projeto de oficina de produção de filmes curtos para crianças e jovens que desenvolve desde 2017, inicialmente em parceria com a Ausland Films em Berlim e atualmente com o Festival ENTRETODOS no Brasil.

Manuela Sobral