25 e 26

novembro

TPC#02

Teatro Municipal Sá de Miranda

Documentários produzidos pela AO NORTE

No âmbito do projeto ALTO MINHO 4D, promovido pela CIM Alto Minho, foram realizados dez documentários, com cerca de trinta minutos cada, relacionados com a História do Alto Minho. No âmbito dos XX Encontros de Cinema, serão estrados dois destes filmes.

21h30

novembro 25

do megalitismo e arte rupestre

Do Megalitismo e Arte Rupestre

O documentário aborda a megalitismo e a arte rupestre no Alto Minho. Foca questões como a ocupação do território e os mais remotos sinais da presença humana na região, o quotidiano das comunidades recoletoras e agropastoris, a arte megalítica no interior dos túmulos dolménicos, a arte rupestre ao ar livre e a estatuária monumental.

Realização: CARLOS EDUARDO VIANA; produção: AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual; produção executiva: RUI RAMOS; direção financeira: ANTÓNIO PASSOS; direção de fotografia, montagem e pós-produção vídeo: MIGUEL ARIEIRA: produção, direção de som e pós-produção áudio: DANIEL DEIRA; voz: ANTÓNIO DURÃES/INPUT STUDIO; consultores científicos e textos: CARLOS ALBERTO BROCHADO DE ALMEIDA (megalitismo) e ANTÓNIO MARTINHO BAPTISTA (arte pré-histórica); arqueologia experimental: PEDRO CURA.

Das Arquitecturas Tradicionais

O documentário é uma viagem pelas arquitecturas tradicionais do Alto Minho. Arquitecturas que encontramos no povoamento de alta montanha e ligadas à transumância, nas aldeias de montanha de povoamento concentrado, nas encostas e vales, passando pelos solares e pelas arquitecturas religiosas.

Realização: CARLOS EDUARDO VIANA; produção: AO NORTE; produção executiva: RUI RAMOS; direção financeira: ANTÓNIO PASSOS; direção de fotografia, montagem e pós-produção vídeo: MIGUEL ARIEIRA: produção, direção de som e pós-produção áudio: DANIEL DEIRA; voz: ANTÓNIO DURÃES/INPUT STUDIO; consultor científico e texto: FERNANDO CERQUEIRA BARROS; colaboração especial: ANTÓNIO MENÉRES e ANA MOTTA VEIGA.

das arquitecturas tradicionais
21h30

novembro 26

Documentários produzidos para a CIM-Comunidade Intermunicipal do Alto Minho no âmbito do projeto ALTO MINHO 4D.

dos castro

Dos Castros

A densidade dos castros do norte de Portugal, na Galiza e em parte das Astúrias ultrapassa o milhar de povoados recenseados. No atual território do Entre-Douro-e-Minho, a maior concentração está na orla litoral e nas bacias terminais dos rios Douro, Ave, Cávado, Neiva, Lima e Minho. DOS CASTROS revisita a cultura castreja e alguns dos castros mais importantes do Alto Minho.

Realização: CARLOS EDUARDO VIANA; produção: AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual; produção executiva: RUI RAMOS; direção financeira: ANTÓNIO PASSOS; direção de fotografia, montagem e pós-produção vídeo: MIGUEL ARIEIRA: produção, direção de som e pós-produção áudio: DANIEL DEIRA; voz: ANTÓNIO DURÃES/INPUT STUDIO; consultor científico e texto: CARLOS ALBERTO BROCHADO DE ALMEIDA; arqueologia experimental: PEDRO CURA.

Do Barroco

Do Barroco é uma viagem pelo Alto Minho à descoberta da cultura barroca, que marca os séculos XVII e XVIII em Portugal. É um percurso pela riqueza, em número e singularidade, pelo barroco da região, com uma expressão marcante na arte da madeira, na azulejaria, na pintura e na arquitectura.

Realização: CARLOS EDUARDO VIANA; produção: AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual; produção executiva: RUI RAMOS; direção financeira: ANTÓNIO PASSOS; direção de fotografia, montagem e pós-produção vídeo: MIGUEL ARIEIRA: produção, direção de som e pós-produção áudio: DANIEL DEIRA; voz: ANDRÉ DOMINGUES/INPUT STUDIO; consultora científico e texto: CARLA SOFIA QUEIRÓS.

do barroco