data a anunciar

encontros de cinema

Viana do Castelo

data a anunciar

Cinema
Dentro

Entre os Montes de Filipe Reis e Filipe Ferraz

Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo

Ao abrigo de um projeto de voluntariado celebrado entre a Associação AO NORTE e o Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, cujos os objetivos passam pela promoção da prática e cultura audiovisual em contexto prisional, sensibilização dos reclusos para a utilização do vídeo como ferramenta criativa, e o favorecimento de encontros e a troca de experiências e ideias entre reclusos e profissionais do audiovisual e do cinema, será exibido o documentário ENTRE OS MONTES, de Filipe Reis e Filipe Ferraz, co-realização de Aderito Montes e Antónia Montes (Portugal, 2019, 50 minutos).

Os realizadores, assim como os co-realizdores e figuras centrais do documentário Adérito Montes, Antónia Montes e Aida Montes, estarão presentes para a projecção e conversa com os reclusos.

Under a volunteer collaboration with the Prison Facility of Viana do Castelo, the non-profit organization AO NORTE has been screening films and providing Q&A sessions with directors for the inmates. The aims are to promote cultural habits inside the prison facility, encourage the practice of moviemaking among inmates, raise awareness of film as a creative self-expression tool, and afford an opportunity to share experiences between inmates and filmmakers.

entre os montes

Entre os Montes

Filipe Reis e Filipe Ferraz, co-realização de Aderito Montes e Antónia Montes (Portugal, 2019, 50 minutos)

A singular história de vida de Adérito Montes, cigano, mediador e aventureiro cruza-se com a história recente do país, entre os anos 50 e a atualidade. Produzido e realizado de forma colaborativa, o filme é a história de uma viagem entre os montes do Alentejo e as colinas de Lisboa. Uma história de amor, aventuras e luta por direitos de cidadania.