Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas.
A Conferência Internacional de Cinema de Viana é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com três eixos de reflexão – Cinema e escola; Cinema: arte, ciência e cultura; e Fotografia e memória. Procura-se assim:
Nesta temática abordaremos duas questões que se nos afiguram complementares: a representação da escola no cinema e as práticas de cinema na escola. Na primeira apelamos à reflexão sobre a forma como o cinema representa a escola, os professores, os alunos, as hierarquias, processos de ensino de formas muito diversificadas. Pretendemos trazer para a discussão o modo como a escola é representada no cinema. A escola e seus atores. A escola como um lugar de conflito, de poder, de resistência, de conhecimento. A escola como um lugar de construção e negociação de identidades. Como um lugar de produção de (des)igualdades sociais, culturais. Uma instituição de transição da vida familiar para o mundo. Na segunda pretende-se refletir sobre as múltiplas práticas de cinema desenvolvidas na escola – o visionamento e análise de filmes, os clubes de cinema, a utilização das tecnologias na produção de documentos audiovisuais, a escrita dos filmes ou acerca dos filmes. O cinema em todos os seus estados entra na escola e transforma-a. Pretendemos debater e partilhar as práticas de cinema desenvolvidas na escola do jardim-de-infância à universidade, da prática lúdica à observação científica, da observação à criação de imaginários. Cinema enquanto instrumento e objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos, arte e sentimentos?
O cinema é, desde sua invenção, fruto de uma sociedade que ele reproduz e reinventa. Considerado espelho da sociedade, o cinema traça as evoluções e as revoluções de um mundo em mudança. Ele próprio sujeito e causa de múltiplas mudanças. Entre o real e o imaginário, o cinema convida o espetador a refletir sobre o mundo contemporâneo. Quer como produto comercial, filme científico ou como obra de arte os filmes são representações do mundo consequentes das tecnologias, dos modos de produção, dos costumes, das formas de governo, das censuras. Nesta temática pretende-se debater o cinema como arte, ciência, tecnologia e cultura, mas também os contextos sociais, económicos e políticos em que continuamente se reinventa. Sobretudo é, como afirma Edgar Morin, importante estudar o homem à luz do cinema e necessário compreender que a relação entre real e imaginário no cinema constituem uma unidade complexa e complementar.
A história desde o meado do século XIX é acompanhada pela introdução gradual da fotografia na vida quotidiana das populações. Primeiro como registo profissional, seguindo a orientação técnica e artística de fotógrafos profissionais, e mais tarde como registo pessoal e amador, fenómeno acompanhado pela democratização e ubiquidade de máquinas fotográficas fáceis de manusear e acessíveis a toda a população. A disseminação da fotografia pelos quotidianos significa por isso também a massificação e descentralização do registo visual de eventos históricos e manifestações culturais. Os arquivos locais, os álbuns domésticos e o trabalho conjunto de fotógrafos profissionais e amadores tornam-se, assim, fonte rica de reflexão tanto na forma de análise crítica da imagem como na reconstituição histórica e antropológica de padrões culturais e percursos biográficos. É em torno destas reflexões que se estrutura o painel Fotografia e Memória, acolhendo fotógrafos, investigadores nas áreas da fotografia, arquivos fotográficos e antropologia visual, assim como demais praticantes e ativistas culturais que vêm a fotografia como meio ou fim de reflexão e pesquisa.
A Comissão Científica da 13ª Conferência Internacional de Cinema de Viana tem por missão divulgar os Encontros de Cinema de Viana do Castelo junto das suas áreas de atuação, emitir parecer sobre o programa da conferência, coordenar as mesas de trabalho, propor mesas de discussão e seminários, e supervisionar a edição do livro de atas. É constituída por professores do ensino superior ou especialistas doutorados da área do cinema, da educação, das artes e das humanidades.
ESMAD
URJC
UTAD | Labcom
ESE-IPVC | CIEC-UM
IPVC/CICS.Nova.UMinho
CIAC | UAlg
ESE-IPVC
USC
ID+ - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave | AO NORTE
Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba
USC
UAb | CECC (UCP)
Pesquisadora Independente
AO NORTE / ID+
UC
UFPel
NAVIS | PPGAS | DAN | UFRN
UBI | iA Unidade de Investigação em Artes / LabCom-Comunicação e Artes
IHA | FCSH-UNL
UFG
USC
UBI | ICNova
IPCA | ID+
UBI
UFP
UFG
UFES
USP/FAAP/FATEC
ESAD | ESAD-IDEA | ESE/ IPVC
A 13ª Conferência Internacional de Cinema de Viana ocorre no âmbito dos XXIV Encontros de Cinema de Viana e tem lugar na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Avenida Capitão Gaspar de Castro), entre os dias 6 e 10 de maio de 2024.
Os resumos das comunicações (entre 100 e 250 palavras sem parágrafos e conforme as normas de apresentação de resumos) e as notas biográficas dos autores (5 a 7 linhas) devem ser enviados para o Secretariado da Conferência (inscrição online) até ao dia 01 de março de 2024.
Os resumos das comunicações poderão ser entregues em português, galego, castelhano ou inglês.
Depois de avaliados os resumos, será comunicado por e-mail, até 15 de março, a aceitação ou não da comunicação.
Após aceitação da comunicação, deverá ser submetido o texto apresentado, com as revisões que o autor considerar necessárias, redigido na língua em que a comunicação é apresentada e em inglês, para publicação em atas de congresso. Caso o autor tenha dificuldade na tradução para o inglês, deverá entrar em contacto com a coordenação da Conferência para apoio. Este resumo deve ser submetido até 7 de junho.
Os autores das comunicações apresentadas na Conferência são, automaticamente, convidados a submeter um artigo baseado na sua comunicação para publicação na revista CiNEMAS. Este artigo será sujeito a revisão de pares e a sua submissão não garante a publicação. Caso os autores pretendam submeter artigo para a CiNEMAS, deverão fazê-lo até 27 de setembro.
O valor da inscrição para Conferencista é de 60 euros. A inscrição inclui o almoço durante a realização das sessões presenciais da Conferência na Escola Superior de Educação (a anunciar atempadamente), assim como o jantar do dia 10 de maio e as refeições – almoço e jantar – durante o fim-de-semana dos Olhares Frontais, nos dias 11 e 12 de maio.
A atribuição de um Certificado de Participação depende da inscrição regularizada com o secretariado.
O pagamento deverá ser efetuado até ao dia 29 de março de 2024.
A inscrição será gratuita para sócios da AO NORTE e para conferencistas do ID+ e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A participação na Conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição.
Associação AO NORTE, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e ID+ - Instituto de Investigação em Cultura, Media e Design (IPCA).
Daniel Maciel
AO NORTE
Daniel Maciel, Carlos Eduardo Viana e Rui Ramos
Escola Superior de Educação do IPVC
Carlos Almeida e Raquel Moreira
CiNEMAS – Cinema e Narrativas Digitais
José da Silva Ribeiro (Coordenador), Daniel Maciel, Fernando Cruz, João Gigante, Patrícia Nogueira, Teresa Norton
Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais da AO NORTE
José da Silva Ribeiro (coordenador), Alessandro Ricardo Campos Alice Fátima Martins, Daniel Martins Pinheiro Maciel, Denise Machado Cardoso, Fernando Cruz, Frederico Dinis, Gláucia Davino, João Gigante, Lisabete Coradini, Luiza Pereira Monteiro, Manoela Afonso Rodrigues, Maria Alice Carvalho Rocha, Maria Ângela Pavan, Patrícia Nogueira, Raquel Azevedo Moreira, Sandra Regina Chaves Nunes, Teresa Norton Dias
Câmara Municipal de Viana do Castelo
ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Universidad Rey Juan Carlos
Colectivo Educar La Mirada
FICC – Federação Internacional de Cineclubes