Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas.
A Conferência Internacional de Cinema de Viana é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com três eixos de reflexão – Cinema e Escola; Cinema, Arte, Ciência e Cultura; Fotografia e Memória. Procura-se assim:
Nesta temática abordaremos duas questões que se nos afiguram complementares: a representação da escola no cinema e as práticas de cinema na escola. Na primeira apelamos à reflexão sobre a forma como o cinema representa a escola, os professores, os alunos, as hierarquias, processos de ensino de formas muito diversificadas. Pretendemos trazer para a discussão o modo como a escola é representada no cinema. A escola e seus atores. A escola como um lugar de conflito, de poder, de resistência, de conhecimento. A escola como um lugar de construção e negociação de identidades. Como um lugar de produção de (des)igualdades sociais, culturais. Uma instituição de transição da vida familiar para o mundo. Na segunda pretende-se refletir sobre as múltiplas práticas de cinema desenvolvidas na escola – o visionamento e análise de filmes, os clubes de cinema, a utilização das tecnologias na produção de documentos audiovisuais, a escrita dos filmes ou acerca dos filmes. O cinema em todos os seus estados entra na escola e transforma-a. Pretendemos debater e partilhar as práticas de cinema desenvolvidas na escola do jardim-de-infância à universidade, da prática lúdica à observação científica, da observação à criação de imaginários. Cinema enquanto instrumento e objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos, arte e sentimentos?
O cinema é, desde sua invenção, fruto de uma sociedade que ele reproduz e reinventa. Considerado espelho da sociedade, o cinema traça as evoluções e as revoluções de um mundo em mudança. Ele próprio sujeito e causa de múltiplas mudanças. Entre o real e o imaginário, o cinema convida o espetador a refletir sobre o mundo contemporâneo. Quer como produto comercial, filme científico ou como obra de arte os filmes são representações do mundo consequentes das tecnologias, dos modos de produção, dos costumes, das formas de governo, das censuras. Nesta temática pretende-se debater o cinema como arte, ciência, tecnologia e cultura, mas também os contextos sociais, económicos e políticos em que continuamente se reinventa. Sobretudo é, como afirma Edgar Morin, importante estudar o homem à luz do cinema e necessário compreender que a relação entre real e imaginário no cinema constituem uma unidade complexa e complementar.
A história desde o meado do século XIX é acompanhada pela introdução gradual da fotografia na vida quotidiana das populações. Primeiro como registo profissional, seguindo a orientação técnica e artística de fotógrafos profissionais, e mais tarde como registo pessoal e amador, fenómeno acompanhado pela democratização e ubiquidade de máquinas fotográficas fáceis de manusear e acessíveis a toda a população. A disseminação da fotografia pelos quotidianos significa por isso também a massificação e descentralização do registo visual de eventos históricos e manifestações culturais. Os arquivos locais, os álbuns domésticos e o trabalho conjunto de fotógrafos profissionais e amadores tornam-se, assim, fonte rica de reflexão tanto na forma de análise crítica da imagem como na reconstituição histórica e antropológica de padrões culturais e percursos biográficos. É em torno destas reflexões que se estrutura o painel Fotografia e Memória, acolhendo fotógrafos, investigadores nas áreas da fotografia, arquivos fotográficos e antropologia visual, assim como demais praticantes e ativistas culturais que vêm a fotografia como meio ou fim de reflexão e pesquisa.
A Comissão Científica da 15ª Conferência Internacional de Cinema de Viana tem por missão divulgar os ENCONTROS | Festival de Cinema de Viana junto de suas áreas de atuação, aprovar os resumos de trabalhos individuais ou de grupo e as mesas redondas apresentados a conferência, coordenar as mesas de trabalho, fazer a revisão por pares e decidir da aceitação dos textos finais submetidos para publicação em livro de atas. É constituído por professores do ensino superior ou especialista doutorados da área do cinema, da educação, da fotografia, das artes e das humanidades.
A 15ª Conferência Internacional de Cinema de Viana ocorre no âmbito dos ENCONTROS | Festival de Cinema de Viana e tem lugar na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Avenida Capitão Gaspar de Castro), entre os dias 6 e 8 de maio de 2026.
Os resumos das comunicações (entre 100 e 250 palavras sem parágrafos e conforme as normas de apresentação de resumos) e as notas biográficas dos autores (5 a 7 linhas)devem ser enviados via inscrição online até ao dia 31 de janeiro de 2026, seguindo o link:
Em caso de dúvida ou erro na inscrição, os participantes deverão contactar o secretariado da Conferência via aonorteconferencia@gmail.com.
Os resumos das comunicações poderão ser entregues em português, galego, castelhano ou inglês.
Depois de avaliados os resumos, será comunicado por e-mail, até 28 de fevereiro, a aceitação ou não da comunicação.
Após aceitação da comunicação, deverá ser submetido um resumo longo, redigido na língua em que a comunicação é apresentada e em inglês, com dimensão de até 1000 palavras, para publicação em atas de congresso. Este resumo deve ser submetido até 24 de abril.
Os autores das comunicações apresentadas na Conferência são, automaticamente, convidados a submeter um artigo baseado na sua comunicação para publicação na revista CiNEMAS. Este artigo será sujeito a revisão de pares e a sua submissão não garante a publicação. Caso os autores pretendam submeter artigo para a CiNEMAS, deverão fazê-lo até 30 de setembro.
A submissão de pósteres deverá ser feita para o e-mail aonorteconferencia@gmail.com.
O valor da inscrição para Conferencista é de 60 euros.
A inscrição inclui o jantar do dia 08, almoço e jantar do dia 09, e almoço do dia 10 de maio, durante o fim-de-semana dos Olhares Frontais.
A atribuição de um Certificado de Participação depende da inscrição regularizada com o secretariado.
O pagamento deverá ser efetuado até ao dia 31 de março de 2026.
A inscrição será gratuita para sócios da AO NORTE, para conferencistas do ID+, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Esta isenção não se aplica no caso de submissão de pósteres.
A participação na Conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição.
Associação AO NORTE, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e ID+ - Instituto de Investigação em Cultura, Media e Design (IPCA).
Daniel Maciel
Daniel Maciel, Carlos Almeida e Raquel Moreira
AO NORTE
Daniel Maciel, Carlos Eduardo Viana e Rui Ramos
Escola Superior de Educação do IPVC
Carlos Almeida e Raquel Moreira
Câmara Municipal de Viana do Castelo, ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade Aberta