Oficina.02

A história do cinema contada em sequências

Formador | Felipe M. Guerra

Sala de aula da escola selecionada (seleção feita por ordem de inscrição)

Metropolis , 1927, Fritz Lang

Introdução

O cinema evoluiu muito desde 1895, quando os Irmãos Lumière apresentaram o seu cinematógrafo exibindo pequenos filmes silenciosos em preto-e-branco. Esta evolução foi primeiro técnica (com a chegada da cor e do som, as técnicas de montagem, os efeitos especiais feitos por computador), mas também narrativa. A forma de contar uma história através de imagens em movimento foi se alterando enquanto o próprio cinema evoluía.

Esta atividade propõe uma breve viajem pela História do Cinema através da análise de sequências de diversos filmes produzidos ao longo dos últimos 129 anos – dos Irmãos Lumière aos filmes de super-herói da Marvel. O objetivo é dotar os alunos de conceitos para melhor perceber técnicas adotadas por realizadores desde os princípios do cinema, criando espectadores capazes de interpretar filmes com um outro olhar.

Objetivos

  • Abordar, de maneira simplificada, diferentes momentos da história do cinema
  • Despertar a curiosidade pela análise e produção de filmes
  • Apresentar os princípios básicos da linguagem cinematográfica
  • A partir da análise de excertos de filmes, compreender como esta linguagem é utilizada por diferentes realizadores

Conteúdo

  • O que é a linguagem do cinema?
  • A evolução da linguagem cinematográfica
  • Breves conceitos sobre a história do cinema: - As primeiras películas cinematográficas (final do século XIX) - A Era Clássica (1910 a 1960), com o surgimento da cor e do som - A criação dos géneros, como o musical e o western - Como a Era Contemporânea agrega elementos de outras médias (o vídeo musical, a internet e o videogame) ao cinema

Alguns dos filmes analisados

Le Voyage dans la Lune (1902); The Jazz Singer (1927); Metropolis (1927); Douro, Faina Fluvial (1931); King Kong (1933); The Wizard of Oz (1939); Singing in the Rain (1952); Psycho (1960); Rocky (1976); Superman (1978); The Empire Strikes Back (1981); Edward Scissorhands (1990); Terminator 2: Judgment Day (1991); The Blair Witch Project (1999); Kill Bill (2003); Up (2009); Avatar (2009); Hardcore Henry (2016); Searching (2018).

Destinatários: Alunos do ensino Secundário e Superior

Data: 6 a 10 de maio | Duração: 80 minutos

Horário: Durante a manhã ou tarde (a articular com o professor)


Inscrição Gratuita

Feita pelo professor da turma através do e-mail ao-norte@nortenet.pt

Felipe M. Guerra

Felipe M. Guerra é jornalista e cineasta nascido no Brasil. Tem Mestrado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo) e em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas pela Universidade do Porto. Como realizador, iniciou a sua carreira com filmes independentes produzidos em vídeo na década de 1990. Desde então, aventurou-se por vários géneros (horror, comédia, documentário) e teve os seus trabalhos exibidos em festivais como Fantasporto, em Portugal, e Sitges, em Espanha. Entre 2014 e 2019 foi gerente e programador da sala de cinema do Cine Santander Cultural, uma das mais importantes do Sul do Brasil. Radicado em Portugal desde 2019, Felipe integra atualmente a equipa de formadores dos projetos CINEpoesia e Os Lumière na Sala de Aula, desenvolvidos pela AO NORTE, Associação de Produção e Animação Audiovisual.

Felipe M. Guerra