Prémio

PrimeirOlhar

Júri . Oficial

Luís Lima

Doutorado em Filosofia – Estética –, pela FCSH/Universidade Nova de Lisboa, sob orientação conjunta de José Gil (UNL) e Antoine Compagnon (Paris 4 Sorbonne), como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi também bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia no mestrado em Comunicação, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela mesma universidade. Formou-se em Ciências da Comunicação com uma tese sobre os condicionamentos mútuos entre crítica e arte. Colaborou como jornalista em diversas publicações (Volta ao Mundo, Revista National Geographic, Arte Ibérica, Arte Capital, etc.). Integra, desde 2018, o comité de organização do Fórum do Real e a Comissão de selecção do festival de cinema Porto/Post/Doc. É docente na Universidade Autónoma de Lisboa e na Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde lecciona Teorias da Imagem, Escrita Criativa, Estética e Escrita Literária e Comunicação e Digital Storytelling. No Departamenteo de Comunicação, da UAL, é Coordenador da Pós-Graduação em Ilustração. Trabalha também como tradutor freelancer no campo do pensamento contemporâneo (Rancière, Didi-Huberman, Truffaut, Stiegler, Mondzain, Klossowski, Ghérasim Luca, etc.). É investigador colaborador no ICNova (Cultura, Média e Artes) e integrado no CEAA (Arte e Estudos Críticos), integrando ainda a comissão científica da CONFIA – Conferência Internacional de Ilustração e Animação.

Luís Lima

Sandra Regina Chaves Nunes

Pós-doutorada em História Social pela Universidade de São Paulo e em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais. Curadora e organizadora do Festival Internacional de Documentário de Melgaço/Portugal, no Brasil, desde 2018. Pesquisadora do Diversitas/USP; Professora e Orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades, do Diversitas/USP, desde 2012. Professora de Literatura e Dramaturgia, da Fundação Armando Álvares Penteado/FAAP e de Comunicação e Expressão da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo/FATEC-Cotia. Coordena o Grupo de Estudos ARCUS - Arte, Cultura e Subjetividade, vinculado ao Diversitas/USP. Idealizou e coordena o LEPIC - Laboratório de Economia Criativa, Política e Indústria Cultural da Fatec Cotia. Autora do Blog História Fotografada, História (Com)Partilhada. Membro do Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais da AO NORTE/Associação de Produção e Animação Audiovisual, Portugal. Autora de livros e artigos sobre Literatura, Artes e Transformação Social.

Sandra Regina Chaves Nunes

Andrea Zapata-Girau

Andrea Zapata-Girau (Vigo, Espanha, 1986) é uma cineasta e artista visual que vive entre a Galiza, Cuba e Finlândia.O seu trabalho, na fronteira da ficção e não ficção, explora a relação entre imagem, antropologia, som e música e aborda questões como a dinâmica familiar e comunitária, deslocamento cultural e fé. Os seus filmes foram exibidos em festivais como os de Havana, Madrid e Göteborg e em espaços como a Spanish Film Library, o teatro Symphony Space em Nova York e o Museu da Memória de Buenos Aires.

Andrea Zapata-Girau