O Espólio brilhante do Cineasta amador José Madeira remisturada ao vivo por Tiago Pereira
ARROZ NEGRO remix é um espectáculo de manipulação áudio e vídeo em tempo real a partir do filme, ARROZ NEGRO realizado pelo cineasta amador José Madeira nos anos 70, nos campos de arroz do Baixo Mondego. O espéctáculo insiste na ideia que o património imaterial, isto é a tradição oral, na forma de lendas, contos, práticas rituais e paisagens sonoras, deve ser recuperado e divulgado, mas que esses documentos são vivos, susceptíveis a uma abordagem contemporânea, cruzando se com outras artes, insistindo na remistura e no Mash up.
Tiago Pereiraé realizador e visualista de reconhecido mérito, com uma linguagem própria na documentação, recolha, mistura de som e imagem animada. Os seus filmes são de origem transdisciplinar e remetem para manifestações de cultura imaterial que problematizam (pre)conceitos entre tradição e contemporaneidade. Recebeu prémios nacionais e internacionais pelos filmes 11 Burros Caem no Estômago Vazio (Grande Prémio Tóbis, Doc Lisboa 2006 e Melhor Filme Etnográfico, Dialektus Festival, Budapeste/Hungria), Sonotigadores de Tradições (Grande Prémio do Júri, Ovarvídeo 2003) e Quem Canta Seus Males Espanta (Melhor Realizador, Encontros de Cinema Documental da Malaposta,1998). Desde 2004 cria vídeo-performances onde explora novos conceitos narrativos em tempo-real.
A banda Lousy Guru foi gradualmente tomando forma ao longo dos últimos anos por elementos de outros projetos musicais do cenário alfacinha do início de 2008. O fundador do grupo, Miguel Décio, após ter tocado durante um ano e meio com a banda Alien Freak Show, juntou os dois amigos João Braz (Groove Intercourse) e Tiago Albuquerque (The Soaked Lamb), e começaram a ensaiar sob o nome de “Pocketman and the Magical Coconut Band”. Mais tarde, juntaram-se André Barata (ex-Alien Freak Show) na guitarra, André Galvão (Voodoo Marmalade) no baixo e Marta Carvalho, flauta e Glockenspiel. Nasceram assim os Lousy Guru.? Lançaram o seu primeiro álbum “AS BIG AS DIVIDED” em Fevereiro de 2011. Do ecletismo não premeditado dos seus seis elementos, surge uma unidade da qual se destacam harmonias vocais e ambiências várias. Difíceis de enquadrar num estilo, surgem expressões como barroco-minimalista, rococó-pop e outras barbaridades.
"SARDINHA" É O INTER-EGO DE EDUARDO SARDINHA; MEIA PARTE DO PROJECTO MUSICAL PANTHEMUSIC COM O DJA SCOTCH. JORNALISTA, MUSICÓLOGO, CINÉFILO, FOTÓGRAFO E ANIMADOR CULTURAL EM QUANTIDADES VARIÁVEIS, INICIOU NAS RÁDIOS PIRATAS A SUA ERRÂNCIA MUSICAL E SEGUIU PELA PRODUÇÃO DO ROCK IN UK (EMITIDO EM 105 RÁDIOS), PELA ESCRITA NO PORTAL MUSICNET E NO BLITZ, PELA EDIÇÃO DO JORNAL UM E PELA NEWSLETTER DO ESPAÇO CHÂ DAS EIRAS. PRODUÇÕES E PALAVRAS à PARTE, TEVE RSIDÊNCIA COMO DJ NO CONTAGIARTE E TENDINHA DOS CLÉRIGOS; PÔS DISCOS A ANDAR àS VOLTAS NO CABARET MAXIME, VALENTINO'S, RÁDIO, IPJ DE VIANA, EIRA, ZENITH, NASONI E OUTROS LOCAIS QUE A MEMÓRIA REDUNDOU.