de J.J. Abrams (Super 8, EUA, 2011, Cores, 112', M/12)
Sinopse: Ohio, 1979. Uma noite, um grupo de adolescentes fascinado por cinema resolve ir filmar para perto de uma linha de comboios usando uma câmara Super 8. Enquanto filmam, testemunham o terrível descarrilamento e consequente explosão de um comboio. Mas, quando revêem o acontecimento em filme, o que de início parecia um mero acidente afinal é algo mais sinistro do que eles poderiam supor. E, quando vários desaparecimentos começam a suceder-se na cidade, eles compreendem que algo os associa ao acontecimento daquela noite. Decididos a desvendar o mistério, os adolescentes juntam-se e, em segredo, começam a investigar por conta própria.
Interpretação: Elle Fanning, Amanda Michalka, Kyle Chandler;
Música Original: Michael Giacchino
Direção de Fotografia: Larry Fong;
Montagem: Maryann Brandon, Mary Jo Markey.
de Michel Hazanavicius (MARCADO A 2012.03.29) (The Artist, BEL/ FRA, 2011, 100', M/12)
Sinopse: Hollywood, 1927. George Valentin (Jean Dujardin) é a grande estrela da noite de estreia de "A Russian Affair", o seu mais recente filme. Nesse evento, conhece Peppy Miller (Bérénice Bejo), uma jovem bailarina e actriz em início de carreira. Com apoio de Valentin, que depressa se torna seu mentor e amigo, ela vai sendo acarinhada no meio, conquistando pouco a pouco mais protagonismo. Porém, dois anos depois, com o aparecimento do som na indústria cinematográfica, inicia-se o fim do cinema mudo e, por consequência, da carreira de Valentin. Absolutamente crente de que o som não será mais do que uma moda que em breve cairá em desuso, mas sem ninguém que produza um filme seu, o galã decide investir toda a sua fortuna na produção de uma nova película, cujo fracasso acaba por o levar à ruína. Até que, desesperado e quase a atentar contra a própria vida, reencontra Peppy Miller, hoje transformada em grande diva do ecrã, que tem ainda presente algo fundamental: a gratidão para com alguém que esteve ao seu lado quando o sucesso pouco mais era do que uma simples miragem.
Interpretação: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman;
Música Original: Ludovic Bource;
Direção de Fotografia: Guillaume Schiffman; Montagem: Anne-Sophie Bion, Michel Hazanavicius.
de Markus Schleinzer (Áustria, 2011)
Sinopse: Wolfgang tem 10 anos, Michael tem 35. "Michael" mostra imagens de uma vida em conjunto, os últimos cinco meses da vida de Michael e Wolfgang. Uma coabitação forçada, já que Michael, que trabalha numa seguradora, sequestrou Wolfgang, e para ele construiu, na sua cave, um bunker de auto-suficiência e segredo. Onde a vida prossegue com os tons de uma rotina que podia ser a de pai e filho, não se desse o caso de Michael violar Wolfgang. É uma relação em que a violência adquiriu a sua velocidade de cruzeiro, é a normalidade... que pode ser muito violenta.
Interpretação: Michael Fuith, David Rauchenberger, Christine Kain, Ursula Strauss, Victor Tremmel
Música original: Lorenz Dangel
Fotografia: Gerald Kerkletz
Montagem: Wolfgang Widerhofer