AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XIII ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

2012

JÚRI . PRÉMIO PRIMEIROLHAR 2013


. PRÉMIO PRIMEIROLHAR . OFICIAL

. Leonor Noivo

Estudou Arquitectura e Fotografia antes de ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema, em 1997, onde se especializou em Montagem e Realização. Frequentou em 2006 o Curso de Realização de Documentários dos Ateliers Varan na F.C. Gulbenkian. Desde 1999 é anotadora e assistente de realização em filmes de ficção e documentários, tendo trabalhado com João Botelho, João Pedro Rodrigues, João Nicolau, José Nascimento, Inês Oliveira, Pedro Caldas, Rui Simões, entre outros.

Pertence ao colectivo de realizadores Golpe Colectivo desde 2007 e é co-fundadora da produtora de cinema TERRATREME Filmes, plataforma de realizadores e produtores criada em 2009, onde tem colaborado com os realizadores Luísa Homem, Pedro Pinho, Susana Nobre e Tiago Hespanha.

Realizou os filmes 'Macau Aparte' em 2001, 'Salitre' em 2005, 'Assembleia' e 'Excursão' em 2006, 'Santos dos Últimos Dias' e 'Escola Básica 26' em 2009, 'Outras Cartas ou o Amor Inventado' e 'A Cidade e o Sol' em 2012.

. José da Silva Ribeiro

Liicenciado em Filosofia pela Universidade do Porto, fez Estudos Superiores em Cinema e Vídeo na Escola Superior Artística do Porto, Mestre em Comunicação Educacional Multimédia e Doutor em Antropologia pela Universidade Aberta. Professor na Universidade Aberta e investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta do CEDIPP da Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo e do AVAL Laboratório de Antropologia Visual da Universidade de Alagoas.

Responsável pelo Laboratório de Antropologia Visual. Coordena a Rede Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Realiza investigação e trabalho de campo em Cabo Verde, na América Latina e nas periferias urbanas de Lisboa e Porto. Autor e realizador de documentários e produtos multimédia. Publicou vários livros e artigos científicos.

. Miguel Ramos

Nasce na outrora denominada Bracara Augusta, fundada cerca de 160 a.c. pelo imperador César Augusto. Uma das mais antigas cidades cristãs, vem a tornar-se já no séc. XVIII um ex-libris do Barroco em Portugal. - Passando da psicologia à acção – Isto já nos idos de oitenta, 9 dias após o das mentiras e corrida muita história, nasce ele na não menos Barroca, mas agora denominada Braga.

De signo Carneiro no Hemisfério Ocidental e do Tigre no Oriental, decide-se pelo desporto ainda catraio e vai por aí fora, viajando com a bola debaixo do braço. Debaixo do outro, e até à data ainda conserva os dois felizmente, trazia algumas partituras musicais. Não sabendo o que lhes fazer, funda em 2010 uma Confederação.

. PRÉMIO PRIMEIROLHAR . CINECLUBES

. Óscar Iglesias

É tradutor, intérprete e gestor cultural, ainda que em outra vida gostaria de ter sido autor de banda desenhada. Foi programador no Festival de Cine de Ourense e é um dos coordenadores do Cineclube Padre Feijóo.

. José Manuel Sande

Programador, historiador e crítico cinematográfico. Responsável pela programação do Centro Galego de Artes da Imaxe (CGAI), Filmoteca de Galicia (Xunta de Galicia), membro da Asociación Española de Historiadores del Cine (AEHC). Licenciado en Filoloxía Hispánica, Master en Estudios Teatrais e Audiovisuais (UDC), escritor cinematográfico e colaborador em revistas especializadas como Cahiers du Cinéma España, Caimán. Cuadernos de Cine, Blogs & Docs, Secuencias e A Cuarta Parede ou na Radio Coruña (SER) e CUAC FM.

É guionista e produtor da longa metragem Arraianos (2012) de Eloy Enciso. Foi professor convidado na Universitat Pompeu Fabra (2011) e professor de uma cadeira de eleição na UDC (Teatro-Cine), assim como representante galego no Fórum de Culturas Ibéricas organizado pela Universidade de Oxford (2012).

. José António Cunha

É argumentista e professor de cinema. É aluno de doutoramento em análise e teoria cinematográfica na Universidade Complutense de Madrid. Faz parte, desde 2010, da equipa de direcção do Cineclube do Porto.

TOPO DA PÁGINA

VOLTAR

design by . publiSITIO® . 2013