AO NORTE . Associação de Produção e Animação Audiovisual

XV ENCONTROS de CINEMA de VIANA do CASTELO

ao norte

Filmes Selecionados

SESSÃO 1
sexta 08 de maio . 22h30-00h00 . Teatro Municipal Sá de Miranda

MILTON - O CINEASTA DA VILA, de Fabricio Mafezoli

Aluno do curso de Cinema e TV, do Centro de Audiovisual – CAV/ Brasil

Com mais de 20 filmes lançados de maneira independente, a vontade de fazer cinema é o que move o cineasta Milton Santtos, morador da comunidade Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo. “Milton - O Cineasta da Vila” narra a trajetória deste realizador desde a infância apaixonada pelo cinema até a superação dos obstáculos para conseguir produzir e exibir seus filmes.

Realização: Fabricio Mafezoli; Imagem: Alexsander C. Pena e Bruno Ferrari; Som: Fabricio Mafezoli; Montagem: Fabricio Mafezoli; Duração: 26 minutos; Ano de Produção: 2014


ÁGUA, de Manuel Carneiro

Aluno do curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/ Portugal

A Água não pára. Em vez disso continua. Continua num ciclo fechado, num ciclo universal, no seu próprio e único ciclo simbólico.

Realização, Imagem, Som e Montagem: Manuel Carneiro; Duração: 13 minutos; Ano de Produção: 2014


A TECNOLOGIA DO LÚDICO, de Douglas Nascimento

Aluno do curso de Jornalismo, da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ)/ Brasil

Uma das maiores redes de televisão do mundo, a TV Globo, passa pelo maior desafio de sua história: fazer a cobertura de uma Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Em meio a isso, a Central Geral de Esportes investe pesado em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias lúdicas para suas transmissões. O documentário não apenas mostra como a indústria do entretenimento desenvolve tecnologias para serem apropriadas pelo jornalismo esportivo, mas também faz uma reflexão sobre suas aplicações editorias e suas consequências para o futuro da televisão.

Realização, Imagem, Som e Montagem: Douglas Nascimento; Duração: 25 minutos; Ano de Produção: 2014


SABA, de Sara Santos

Aluna do curso de Vídeo e Cinema Documental, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes / Portugal

Ela está liberta da cronologia do tempo mas presa a um corpo enfermo, Ele vive preso a Ela e ao seu retrato na parede da sala. O único conforto que este homem tem são os breves instantes em que a sua amada sorri para si, breves vislumbres de felicidade em que os dois se encontram no tempo.

Realização, Imagem, Som e Montagem: Sara Santos; Duração: 18 minutos; Ano de Produção: 2014


CHÁ DA MEIA-NOITE, de Sibila Lind

Aluna do curso de Jornalismo, da Faculdade de Ciências Socias e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa/ Portugal

"Suou que se fartou, passou noites em claro, rojou-se pela lama, sofreu vexames, foi amável e servil para quem detestava, fez favores a quem desejava insultar, rabeou pela imprensa para ser em público, emagreceu na luta, ajoelhou-se, ameaçou quando a ameaça era funcional, deu mesmo alguns socos para uma maior funcionalidade, e mais e mais. Mas por fim venceu. Como é que esta vitória se equilibra com as derrotas que a antecederam? E as que virão depois?" Pensar, Vergílio Ferreira

Realização, Imagem, Som e Montagem: Sibila Lind; Duração: 10 minutos; Ano de Produção: 2014

SESSÃO 2
sábado 09 de maio . 11h00-13h00 . Teatro Municipal Sá de Miranda

BOLA CÁ, BOLA LÁ, de Luís Sousa

Aluno do curso de Comunicação Audiovisual, do ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo/ Portugal

“Bola Cá, Bola Lá” é um projecto documental onde o tema “deficiência”, ocupa um papel principal em toda a trama.O desporto bóccia é utilizado como um meio para retratar todo um mundo de superação e auto‐aceitação ainda desconhecido da grande maioria das sociedades, incluindo a portuguesa. Quebrar tabús e abordar alguns temas fundamentais para a classificação da deficiência como uma característica e não um defeito, revelar‐se‐ão os principais objectivos.

Realização, Imagem e Montagem: Luís Sousa; Som: Hugo Ribeiro; Duração: 27 minutos; Ano de Produção: 2014


ENTRE O CORDELISTA E O JORNALISTAR, de Cinthia Cardoso de Souza, Gabriela Gonçalves, Rebeca Carrara Marques Dias e Tatiana Terra F. A. Guimarães

Alunas do curso de Jornalismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie/ Brasil

O cordel e a academia Hoje aqui se encontraram As alunas do Mackenzie Muitas imagens gravaram Para saber da cultura Também de literatura Aos poetas perguntaram A nós elas relataram Que de São Paulo vieram Em Campina e Recife Matéria também fizeram Filmando um documentário Ao TCC necessário Quando em Natal estiveram Cordel redigido pelo entrevistado Maurílio Américo Natal 11 de agosto de 2014.

Realização, Imagem, Som e Montagem: Cinthia Cardoso de Souza, Gabriela Gonçalves, Rebeca Carrara Marques Dias e Tatiana Terra F. A. Guimarães; Duração: 18 minutos; Ano de Produção: 2015.


ITERANCE, de Sérgio Miguel Silva

Aluno do curso de Mestrado de Comunicação Audiovisual – especialização de fotografia e cinema documental, do ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo/ Portugal

Atravessamos hoje uma crise económica e social com contornos similares à depressão de final dos anos 1920 e que antecedeu a segunda guerra mundial. Considerando que para Benjamin as ruínas têm valor alegórico, pretende-se partir das ruínas e respectivas memórias para estabelecer uma analogia entre passado e presente, questionando assim se não estaremos numa direcção semelhante.

Realização e Montagem: Sérgio Miguel Silva; Imagem: Truls Krane Meby, Pedro Peres, Sérgio Miguel Silva; Som: Melissa Pons; Duração: 16 minutos; Ano de Produção: 2014


BRUNO, de Felipe Chimicatti e Pedro Carvalho

Alunos do curso de Pós Graduação em Cinema Documentário, da Fundação Getúlio Vargas/ Brasil

O filme retrata um instante da vida do viajante Bruno Phillipe, um francês de 50 anos que escolheu viver entre o ócio e a ebriedade na pequena comunidade de Chã das Caldeiras, no arquipélago de Cabo Verde. Bruno atua nos limites do seu próprio passado, construíndo uma personalidade histriônica e passional. Em dezembro de 2014, o Vulcão do Fogo, localizado nas imediações da comunidade, entrou novamente em erupção. A maior parte das locações do filme desapareceu encoberta pela lava.

Realização, Imagem e Montagem: Felipe Chimicatti e Pedro Carvalho; Som: Pedro Carvalho; Duração: 25 minutos; Ano de Produção: 2014


NEGRO LÁ NEGRO CÁ, de Eduardo Cunha Souza

Aluno do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade de Fortaleza – UNIFOR/ Brasil

NEGRO LÁ NEGRO CÁ é um documentário que mostra a visão de quatro imigrantes africanos, residentes em Fortaleza - CE, sobre o que é o racismo, o que eles pensam sobre o assunto e como lidam com a relação de opressão. Através das falas de Alfa Umaro Bari (Guiné-Bissau), Andy Monroy Osório (Cabo Verde), Cornelius Ezeokeke (Nigéria) e Manuel Casqueiro (Guiné-Bissau), podemos nos questionar com relação as formas sutis, porém fortes, nas quais o problema se manifesta, dificultando a discussão sobre o tema.

Realização, Imagem, Som e Montagem: Eduardo Cunha Souza; Duração: 30 minutos; Ano de Produção: 2014

SESSÃO 3
sábado 09 de maio . 18h15-19h30 . Teatro Municipal Sá de Miranda

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU, de Sibila Lind

Aluna do curso de Jornalismo, da Faculdade de Ciências Socias e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa/ Portugal

Ao sair do quarto, António ouviu-a a chamar por si. "Tone" O que foi? perguntou ao voltar para trás. Mas ela já não respondeu.

Realização, Imagem, Som e Montagem: Sibila Lind; Duração: 6 minutos; Ano de Produção: 2014

CONSERTAM-SE GAITAS, de Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martin

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda, da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, RS/ Brasil

Na cidade de Bento Gonçalves, RS, Brasil, a Arcari Conserto de Acordeões mantém viva uma tradição de conserto de gaitas, onde a experiência de 50 anos da equipe profissional é o diferencial competitivo. Ali, Danilo Arcari, Eliz Rachele, Fiorentino Mattevi, Zemiro Zallamena e a única mulher do grupo, Alba Segatto Fin compartilham histórias e momentos felizes, numa amizade que surgiu nos tempos de juventude, quando trabalharam na extinta fábrica de acordeões Todeschini.

Realização: Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini; Imagem: Boca Migotto e Gustavo Rigon; Som: Fernando Basso; Montagem: Boca Migotto e Matheus Piccoli; Duração: 15 minutos; Ano de Produção: 2014


HELDYEINE, de Miqueias Moura Mesquita

Aluno do curso de Realização em Audiovisual, da Escola Pública de Audiovisual da Vila Das Artes/ Brasil

Heldyeine é sobre uma jovem que nasceu surdocega, um filme sobre outros modos de viver e sentir.

Realização: Miqueias Moura Mesquita; Imagem: Willcefer Andrade; Som: David Cavalcante; Montagem: Willcefer Andrade; Duração: 20 minutos; Ano de Produção: 2014


MEMORANDO, de Natacha Oliveira

Aluna do curso de Som e Imagem Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa/ Portugal

“Memorando” acompanha, de uma forma não linear, o percurso de uma incansável jornada do nosso Homero por algo que lhe é importante. Esta busca pela recordação de algo que já passou é metaforizada pela infatigável e, ao mesmo tempo, enternecedora procura pelo verso que perdeu não sabe bem onde.

Realização e Montagem: Natacha Oliveira; Imagem: Maria Inês Rodrigues; Som: Mariana Costa; Duração: 7 minutos; Ano de Produção: 2015


POÇO DAS ALMAS, de Filipa Pinto

Aluna do curso de Cinema – Área de Imagem, da Escola Superior de Teatro e Cinema/ Portugal

No espaço do cemitério, vemos a rotina dos trabalhadores do mesmo, no seu serviço quotidiano de perpetuação da vida e da memória daqueles que por lá se passeiam entorpecidos nas suas recordações.

Realização: Filipa Pinto; Imagem: Inês Nunes; Som: Marta Almeida; Montagem: Miguel de Jesus; Duração: 22 minutos; Ano de Produção: 2014.

SESSÃO 4
sábado 09 de maio . 22h30-00h00 . Teatro Municipal Sá de Miranda

ESCUTE…, de Manoela Meyer

Aluna do curso de Jornalismo, da Universidade de São Paulo / Brasil

A experiência de um cego que é cineasta. O casal com deficiência visual que não vê qualquer impedimento para deixar de frequentar salas de cinema. A sensibilidade para sonorizar filmes sem enxergar. Este é um documentário sobre percepções de pessoas com deficiência visual a respeito de estética, imaginação e sentimentos no cinema.Também são discutidas questões sobre o cinema como espaço social e cultural e o funcionamento perceptivo e cerebral de videntes e cegos. A construção narrativa do filme incluiu também o desafio de adotar a audiodescrição – recurso que descreve detalhes relevantes de imagens para quem não as vê – como linguagem intrínseca.

Realização, Imagem e Montagem: Manoela Meyer; Som: Otavio Carvalho; Duração: 25 minutos; Ano de Produção: 2015


DO QUE É SENSÍVEL, de Ana Zahner

Aluna do curso de Comunicação Social – Radialismo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Brasil

Do que é sensível explora o mundo das pessoas portadoras de surdocegueira. Sem visão ou audição, elas encontram no tato o sentido mais essencial para interagir com o mundo. Filmado parte dentro do Instituto Benjamin Cinstant e parte em locações, o filme procura unir o didático e o estético, levando a câmera a expressar em imagem o sentido do toque.

Realização: Ana Zahner; Imagem: Daniel Terra; Som: Alexandre Rozemberg; Montagem: Isadora Boschiroli; Duração: 19 minutos; Ano de Produção: 2014


MURO, de Eliane Scardovelli

Aluno do curso de Documentário, da AIC - Academia nternacional de Cinema / Brasil

Os moradores da comunidade Fazendinha, na zona sul de São Paulo, vivem sob ameaça permanente de despejo. Eles acreditam que os habitantes dos condomínios que os circundam se articularam com a prefeitura para tirá-los de lá. Os dois mundos estão separados por muros, cercas elétricas e concertinas. As crianças da favela assistem às crianças dos prédios brincarem nas piscinas, sem poderem participar, mas isso pode mudar com a visita do um dos síndico. É a chance que eles têm para tentar ultrapassar essa fronteira.

Realização e Montagem: Eliane Scardovelli; Imagem: Rafael Batista; Som: João Fontoura e Ramon Goes; Duração: 16 minutos; Ano de Produção: 2014


A PASSAGEM, de Sohel Rahman

Aluno do curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias / Portugal

"A Passagem" retrata um breve olhar sobre as vidas de Idalina (82) e Brazida (79), duas portuguesas pastoras idosas, residentes no Algarve, que vivem no meio do nada. O filme fala sobre as suas vidas, bem como o crepúsculo da vida em si. Duas irmãs idosas com uma filosofia estóica, contam a história de seus trabalhos árduos, modos de vida, a morte acidental de um marido, e mais do que isso, contam histórias de inúmeras pessoas pobres e honrosas de cada continente. Existe uma interacção única e um relacionamento humano universal entre um cineasta de Bangladesh e duas velhas pastoras portuguesas apesar da barreira linguística e socio-cultural.

Realização: Sohel Rahman; Imagem e Som: Sohel Rahman e Tobias Pehbock; Montagem: Rui Mendes e Sohel Rahman; Duração: 24 minutos; Ano de Produção: 2014.


TOPO DA PÁGINA

VOLTAR

design by . publiSITIO® . 2015