maio 02 a 07

encontros de cinema

Viana do Castelo

maio 07 > 14h00

Cinema

Dentro

Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo

Ao abrigo de um projeto de voluntariado celebrado entre a Associação AO NORTE e o Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, cujos os objetivos passam pela promoção da prática e cultura audiovisual em contexto prisional, sensibilização dos reclusos para a utilização do vídeo como ferramenta criativa, e o favorecimento de encontros e a troca de experiências e ideias entre reclusos e profissionais do audiovisual e do cinema, será exibido o filme TARRAFAL, de Pedro Neves (Portugal, 2016, 91 minutos).

O realizador estará presente para apresentar o seu filme e conversar com os reclusos.

Under a volunteer collaboration with the Prison Facility of Viana do Castelo, the non-profit organization AO NORTE has been screening films and providing Q&A sessions with directors for the inmates. The aims are to promote cultural habits inside the prison facility, encourage the practice of moviemaking among inmates, raise awareness of film as a creative self-expression tool, and afford an opportunity to share experiences between inmates and filmmakers.

tarrafal

Tarrafal

Pedro Neves, Portugal, 2016, 91'

Um dia, quase tudo se transformou num monte de escombros e de lixo. Restaram fantasmas que vagueiam entre os campos, as ruínas e o nevoeiro. Só que alguns desses fantasmas estão vivos. São gente que ficou, gente que volta, gente que deambula pelas memórias difíceis daquele que foi o mais maldito bairro da cidade. Só que este Tarrafal, campo de morte lenta como o da ditadura salazarista, não fica em Cabo Verde, mas sim em Portugal.