Prémio

PrimeirOlhar

Júri . Cineclubes

Iñaki N. Bastida (Eibar-1979)

Jornalista de profissão. Trabalhou em rádio, imprensa escrita e meios on-line. Em simultâneo foi responsável pela comunicação de atividades culturais de artes cénicas, música e cinema (Festival de Cine Internacional de Ourense). Desde 2012 integra o projeto do Cineclube Padre Feijóo.

Iñaki N. Bastida

João Paulo Macedo

Nasceu em Braga e prosseguiu os seus estudos em Évora onde fundou o Cineclube da Universidade de Évora e integrou o FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens, que dirigiu até à 13ª edição. Foi Presidente da FPCC - Federação Portuguesa de Cineclubes e integra o Comité Executivo da FICC - Federação Internacional de Cineclubes. Desenvolveu trabalho de investigação na área da História do Cinema sendo coordenador e co-autor de vários projectos nesta área. Colaborou com produções nacionais e estrangeiras e desenvolveu alguns módulos de formação e sensibilização na área do Cinema. Tem publicados diversos artigos e colabora regularmente com inúmeros festivais de cinema, integrando as equipas de programação e produção ou servindo como membro dos respectivos Júris.

João Paulo Macedo

Tiago Santos

Nascido em 1984 em Cantanhede, é licenciado e Pós-Graduado em Tecnologias de Informação Visual e Mestre em Design e Multimédia. Frequentou o Doutoramento em Arte Contemporânea e actualmente é Doutorando do Programa de Materialidades da Literatura na Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação abrangem o branding, a tipografia, o design, a poesia concreta e a intermedialidade, investigando no presente momento a obra poética de Augusto de Campos do ponto de vista da arqueologia e expressividade da letra tipográfica. Participou nos projectos de investigação Experiment@Portugal’12 e “Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego”, estando actualmente integrado no projecto “ReCodex: Formas e Transformações do Livro” do grupo de investigação “Mediação Digital e Materialidades da Literatura” do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Colabora nos Caminhos do Cinema Português desde 2007 intervindo nas áreas da comunicação, produção multimédia e produção. Ajudou a criar o projecto pedagógico Cinemalogia ‘da ideia ao filme’, produzindo nesse âmbito sete curtas-metragens de ficção, documentário e animação seleccionadas em festivais de cinema internacionais. Integra a Direcção da Federação Portuguesa de Cineclubes no triénio 2018-19-20 e é actualmente Vice-Presidente do Centro de Estudos Cinematográficos / AAC. Sócio da Associação Nacional de Designers, Cédula Profissional 314, e do Centro de Estudos Cinematográficos / AAC, n.º 666.

Tiago Santos