maio 03 > 21h30

TPC#02

YEAD + Olhar o Real

Teatro Municipal Sá de Miranda

O projeto YEAD - Young European (Cultural) Audience Development, uma colaboração entre seis associações europeias cuja missão é a execução de um conjunto de ações de formação e intercâmbio cultural que visam a inclusão social através do audiovisual.

O objetivo central é incitar ao interesse e à produção de bens culturais e sensibilizar os participantes para a leitura informada de conteúdos audiovisuais, bem como o encorajamento social e económico da inclusão de jovens nos ramos de criação, e desenvolver o gosto e o apetite pela cultura. O principal suporte criativo é o cinema - o meio mais usado pelas novas gerações, que se assume como um processo colaborativo. Em cada país, serão realizados workshops de vídeo dados por profissionais do ramo.

Jovens com idades entre os 18 e 25 participaram numa “ação-investigação” que questiona a sua relação com a vida cultural, como recetores, mas também como agentes ativos. O tema desenvolvido foi o das “Influências Culturais na Europa e o Legado Colonial”. Este foi o segundo ano do projeto e foi liderado pela Associação AO NORTE em Portugal num programa de intercâmbio com a Holanda.

O resultado destes workshops foram filmes sobre a identidade, a democracia e a diversidade cultural: HERANÇAS CULTURAIS: O LEGADO COLONIAL EM VIANA DO CASTELO

Parte 01 AO NORTE, 2018, 9'

Um olhar sobre o conflito em Timor após a ocupação da Indonésia a partir do testemunho de várias pessoas que estiveram lá, e tendo como ponto de partida a canção “Ai Timor” dos Trovante.

Um filme de Gisela Alvernaz e Bruna Cruz, alunos do 12º ano, Turma E, da Escola Secundária de Santa Maria Maior (ano letivo 2016/ 2017), em colaboração com Nuno Neto e Nikolay Keesman

Parte 02 AO NORTE, 2018, 4'

O quotidiano do avô do realizador do filme, que reflecte sobre a dificuldade de comunicar com ele sobre o seu passado.

Um filme de Diogo Costa e Eduardo Alvez, alunos do 12º ano, Turma E, da Escola Secundária de Santa Maria Maior (ano letivo 2016/ 2017), em colaboração com Mirthe Fernandes e Ophelie Dodson.

Parte 03 AO NORTE, 2018, 5'

Um retrato do Dr. Defensor Moura, que esteve presente como médico na guerra colonial, e uma reflexão sobre a sua experiência.

Um filme de Joana Silva e Simão Castro, alunos do 12º ano, Turma E, da Escola Secundária de Santa Maria Maior (ano letivo 2016/ 2017) em colaboração com Jannah Diekerhof e Sikun Fan.

Parte 04 AO NORTE, 2018, 8'

Os avós da Rita, realizadora do filme, foram separados pela guerra colonial logo após o nascimento da mãe dela. Neste filme ela aborda o tema com eles, o que isso significou na relação deles, e como o ultrapassaram.

Um filme de Rita Puga e Francisca Baganha, alunos do 12º ano, Turma E, da Escola Secundária de Santa Maria Maior (ano letivo 2016/ 2017), em colaboração com Jos Witteveen e Noah vd Burgh.

Parte 05 AO NORTE, 2018, 10'

Um filme construído à volta de vários relatos de quem esteve presente na guerra colonial, sobre as suas experiências e os diferentes pontos-de-vista sobre o conflito.

Um filme de Rodolfo Lopes e Catarina Araújo, alunos do 12º ano, Turma E, da Escola Secundária de Santa Maria Maior (ano letivo 2016/ 2017), em colaboração com Joep Blom e Sharayne Manuela.

Olhar o Real

Teatro Municipal Sá de Miranda

O curso OLHAR O REAL, promovido pela Associação AO NORTE tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizagem e de experimentação, através da realização de documentários em vídeo digital.

Apresenta um programa de estudo fundamentalmente prático cujo objetivo principal é sensibilizar os interessados para aspetos da realização vídeo-cinematográfica na área do documentário contemporâneo. Os filmes a exibir tiveram como tema genérico: comunidade imigrante em Viana do Castelo.

Rashid, do Bangladesh para Viana AO NORTE, 2018, 12'22'

Há pouco mais de 2 anos em Viana do Castelo, Rashid, leva uma vida a pensar em trabalho para poder ajudar a sua família no Bangladesh. A tratar do casamento, e em fase de escolha da parceira, Rashid que voltar e continuar a viver em Viana do Castelo.

Produtor - João Mina | Câmara - Tomás Pires | Som - João Felgueiras | Alunos do 10º ano, turma O, do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária Santa Maria Maior (ano letivo 2016/ 2017).

Miguel, o Lutador AO NORTE, 2018, 26'16'

Miguel, nasceu no Perú e emigrou quando adolescente para os Estados Unidos da América. Conheceu aí uma portuguesa e vive agora a sua reforma em Carreço, Viana do Castelo. Esta é a sua história de vida.

Produtor - Valentim Veiga | Câmara - André Viana | Som - Silvia Lima | Alunos do 10º ano, turma O, do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária Santa Maria Maior (ano letivo 2016/ 2017).

Marinalva, Perre, Paris e… Recife AO NORTE, 2018, 20'15'

Marinalva veio do Recife, Brasil, para Portugal onde quis encontrar um futuro seguro para si e para os seus filhos. Fez de tudo um pouco, desde Agente de Seguros, passando por Cozinheira e acabando como Cabeleireira. E é no seu salão privado, em sua casa, que recebe as amigas e trata da sua beleza.

Produtor - André Brandão | Câmara - Rui Matos | Som - Nuno Monteiro | Alunos do 10º ano, turma O, do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária Santa Maria Maior (ano letivo 2016/ 2017).

Conspiração do Amor

AO NORTE, 2018, 11'17'

Fernanda, atravessou o Atlântico por amor. Desde então, e com um filho nascido em Viana do Castelo, o seu amor por um novo país tem vindo a crescer.

Produtor - Tiago Veloso Carvalho | Câmara - Nelson do Rosário Ferreira de Sousa | Som - Alexandre Sá Gonçalves | Alunos do 10º ano, turma O, do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária Santa Maria Maior (ano letivo 2016/ 2017).