Esta mesa-redonda propõe-se fazer um ponto de situação sobre o processo criativo e a apropriação das narrativas mediadas pelo cinema e pelas narrativas digitais junto de populações e comunidades envolvendo todos os estados etários em associações, instituições de ensino de todos os níveis e universidades de terceira idade e contribuir para a criação e desenvolvimento de um projeto internacional de pesquisa. Pretende-se igualmente trabalhar em redes de cooperação ibero-americanas de modo a permitir trocas de experiência, estudos comparativos, narrativas autobiográficas como expressão pessoal do eu e dos contextos de suas vivências e a exploração pedagógica e terapêutica da criatividade visual, sonora e audiovisual.
Línguas faladas: Inglês / Castelhano / Português
Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA / UFPA, Mestre em Antropologia Social pelo mesmo Programa (2014), e Especialista em “Educação e Saberes Africanos e a Implementação da lei 10.639” pela Universidade Federal do Pará (2012). É graduado em Ciências Sociais também nesta universidade (2005). Atua como Professor (Classe II) na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC / PA) e como docente externo da UFPA. É membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem – Visagem / PPGSA, e editor da Revista Eletrônica Visagem. Atua como membro da curadoria das mostras do Festival do Filme Etnográfico do Recife e coordenador do Festival do Filme Etnográfico do Pará.
Doutorado e licenciado em Ciências da Informação e Comunicação pela Universidade Complutense. Prémio Internacional Aurélio Paz dos Reis, 2016. Professor titular de Comunicação Audiovisual na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos, Madrid (URJC). Dirige o Mestrado Oficial em Documentário e Novos formatos da URJC. Trabalhou em diferentes projetos audiovisuais como realizador, produtor e guionista. Na sua atividade destaca-se a criação e realização cinematográfica, o documentário e as narrativas transmédias.
Nasceu e mora no Recife, nordeste do Brasil. Professora Titular de Artes Visuais e Fotografia, Cinema e Vídeo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, recém-aposentada. Continua vinculada à UFPE como pesquisadora do LEVE – Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação e ao LAV – Laboratório de Antropologia Visual. Doutora em Antropologia (PUC-SP), defendeu a tese Sonhos em Movimento: 1a Mostra Imaginária de Audiovisuais produzidos por adolescentes no Recife do Século 21. Integra a Comissão Organizadora do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife desde a sua primeira edição em 2008, e a Comissão de Seleção das Mostras do mesmo festival desde 2011. Integra a Rede Kino desde 2017. Autora de Tiritot (Zolu, 2019), Por causa do sal (Zolu, 2017), Arte Contemporânea no Recife dos anos 1990 (Zanzar, 2016), Caleidoscópio (Paulinas, 2006/2009). Jane também se aventura a produzir videopoemas que disponibiliza no seu canal não YouTube e no site www.janepinheiro.com.
Licenciado (graduado) em Filosofia pela Universidade do Porto (1976), graduação em Cine Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (1989), mestre em Comunicação Educacional Multimedia pela Universidade Aberta de Portugal (1993) e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Aberta de Portugal (1998). Foi professor da Universidade Aberta de Portugal. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, antropologia digital, cinema, métodos de investigação em antropologia, interculturalidade e cultura afro-atlântica. Tem realizado trabalho de campo em Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina e Cuba. Coordenou a Rede Internacional de Cooperação Científica Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Professor visitante da Universidade Mackenzie (Educação, Arte e História da Cultura), da UECE, da UCDJB, da Universidade de Múrcia - Espanha (ERASMUS) e da Universidade de Savoie - França, Universidade de S. Paulo. Entre 2016 e 2019 foi professor visitante da Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Artes Visuais e Faculdade de Ciências Sociais. Coordena o Grupo Estudos de Cinema e Narrativas Digitais na AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual e colabora com outros projetos desta Associação. Colabora com diversas Revistas Científicas, Festivais de Cinema, Grupos e Redes de Pesquisa/investigação.
Doutora em Educação e pós-doutorado em Artes e Cultura Visual na Universidade Federal de Goiás. É professora adjunta no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área da Educação, no Ensino Básico e dedica-se às temáticas sobre infância, linguagem e cinema. Pertença institucional: Universidade Federal de Goiás - Goiás/Brasil.
Núria Aidelman Feldman (1979). Membro fundador de A Bao A Qu, dirige, desde o início da atividade da associação, os seus programas com Laia Colell. Entre os programas desenvolvidos por A Bao A Qu destacam-se Cine en curso (iniciado na Catalunha em 2005, e que atualmente também se realiza na Galiza, Madrid, Alemanha e Chile), Creadores En Residencia nos institutos de Barcelona, um programa do Município de Barcelona (desde 2009), Fotografia en curso (desde 2012), Moving Cinema (desde 2014) e CinEd (desde 2015). É professora de cinema e fotografia da Faculdade de Comunicação da Universidade Pompeu Fabra e membro do grupo CINEMA. É coautora com Laia Colell de numerosos artigos e conferências sobre pedagogia do cinema. Editou, com Gonzalo de Lucas, Jean-Luc Godard. Pensando entre Imagens (ed. Intermediária, 2010) e escreveu artigos em várias publicações e livros coletivos. Foi programadora da Xcèntric y Gandules no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona entre 2003 e 2011.
Natural de Beira / Moçambique faz a sua formação académica e artística entre aquela ex-colónia portuguesa, Portugal Continental e Insular e Londres, em Inglaterra, na Arts Educational Schools. É licenciada em História, variante de História da Arte, pela Universidade de Lisboa e Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta/Portugal. É Doutorada em Relações Interculturais pela Universidade Aberta/Portugal, com a tese "'Criatividade participativa' Intercultural: o processo de criação no Tanztheater de Pina Bausch". É membro da InSEA (International Society for Education Through Art) e foi associada fundadora da AAEAM (Associação Artística de Educação pela Arte na Madeira). É, desde 2011, investigadora do CEMRI/UAb. Em 2013 foi convidada para integrar a equipa de investigadores colaboradores do CLEPUL-Pólo Madeira e em 2014 do CIERL - Universidade da Madeira. As suas principais áreas de interesse são as migrações e os fenómenos interculturais, a antropologia visual, media e mediação cultural, arte e educação, corpo e movimento. Integra o Conselho Científico Consultor da Coleção Estudos Insulares - Projeto 'Aprender Madeira' e o Conselho Científico da Revista Portuguesa de Educação Artística. É coeditora da Cinema & Território. Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagens. Revista Open Access lançada a 16 de junho de 2016 e disponível em http://www.ct-review.org. Foi DAAD Scholar em 2017.