27

outubro

17h30

Ação de Formação

O garoto faz 100 anos

AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES em colaboração com o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo

Formadora | Graça Lobo

Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

the kid

O garoto faz 100 anos

O Garoto de Charlot, de Charles Chaplin, uma referência universal na história do cinema, teve a sua estreia há um século, no dia 21 de janeiro de 1921, no Carnegie Hall, de Nova Iorque.

Os Encontros de Cinema de Viana vão assinalar esta data com a projeção comentada do filme para alunos das escolas em sala de cinema e uma oficina para professores com propostas de exploração pedagógica, celebrando um filme que é um modelo dos valores e das potencialidades da narrativa melodramática.

100 years of the kid

The Kid, by Charles Chaplin, a universal reference in the history of cinema, had its premiere a century ago, on January 21, 1921, at Carnegie Hall, in New York.

The Viana Film Meetings will mark this date with the annotated projection of the film to school pupils in a movie theater and a training action for teachers with proposals for pedagogical exploration, celebrating a film that is a model of the values and potential of melodramatic narrative.

Descrição da ação

Através de excertos do filme pretende-se analisar cenas e sequências da obra, quer em termos temáticos, quer em termos formais. Serão apresentadas algumas estratégias para a utilização do filme em sala de aula.

Objetivo da ação

Dotar os professores de ferramentas que lhes permitam fazer a exploração pedagógica do filme O Garoto de Charlot, de Charles Chaplin, na sala de aula.

Metodologia de realização da ação

Através de excertos do filme pretende-se analisar cenas e sequências da obra, quer em termos temáticos, quer em termos formais. Serão apresentadas algumas estratégias para a utilização do filme em sala de aula.

Área de Formação

Cidadania / Língua Portuguesa / História / Educação Musical / Expressões Artísticas

Modalidade: Ação de curta duração

Duração: 3 horas

Local de realização: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

Período de ocorrência: 27 de outubro, às 17h30

Público-alvo: Todos os grupos de docência

Formadora: Graça Lobo

O GAROTO DE CHARLOT - THE KID

de Charles Chaplin (EUA, 1921, Preto e Branco, 68')

the kid

Sinopse

Ao sair do hospital com o seu recém-nascido nos braços, uma jovem muito pobre (Edna Purviance) decide deixá-lo dentro de uma limusina estacionada em frente a uma igreja. Esperançosa de que alguém o aceite, deixa uma nota e foge, com intenção de cometer suicídio. Porém, a viatura é roubada por dois homens e, depois de uma série de peripécias, um vagabundo de bom coração (Charlie Chaplin como Charlot, a sua personagem predileta) não vê outra solução que não seja levar o bebé para casa e cuidar dele. Cinco anos depois, a criança (Jackie Coogan) e o seu pai adotivo são inseparáveis, e o pequeno é uma ajuda preciosa no trabalho de reparação de vidros "acidentalmente" partidos. A mulher, por seu turno, que afinal sobreviveu à tentativa de pôr fim à própria vida, é hoje uma famosa cantora de ópera. A sua felicidade seria total se não vivesse o desgosto de ter abandonado o filho. Tudo o que ela deseja é reencontrar a criança. Um dia, por mero acaso do destino, os três cruzam-se na rua…

Com: Charles Chaplin, Edna Purviance, Jackie Coogan, Baby Hathaway, Carl Miller, Granville Remond, May White, Tom Wilson, Henry Bergman, Charles Riesner, Raymond Lee, Lillita MacMurray (Lita Grey), Edith Wilson, Nellie Bly Baker, Albert Austin, Jack Coogan Sr…

Graça Lobo

Graça Lobo é Mestre em Gestão Cultural com Tese em Formação de Públicos para o Cinema. É coautora e Coordenadora do Programa JCE - Juventude/Cinema/Escola da Direção Regional de Educação do Algarve desde 1997/98. Foi autora e Coordenadora do Plano Nacional de Cinema de 2012 a 2014. Foi Técnica Superior na Direção de Serviços dos Estabelecimentos Escolares do Algarve, onde foi responsável pelo Programa JCE e pelo apoio à Rede de Bibliotecas Escolares do Algarve entre 1997 e 2019. É coautora do Programa da Disciplina de Opção de Cinema do 3º ciclo do Ensino Básico. Foi Professora do ensino Secundário e do ensino Básico entre 1975 e 1997 e professora supervisora na Formação de Professores da Escola Superior de Educação do Algarve de 1993 a 1996. Foi Professora convidada pela Universidade do Algarve para lecionar disciplinas de Cinema entre 1994 e 2001. É Formadora acreditada pelo Conselho de Formação Contínua de Professores, tendo realizado dezenas de ações de Formação em Literacia Fílmica, desde 1999, quer no Algarve, quer noutras regiões do País. É Cineclubista desde 1980. Foi vice-presidente do Cineclube de Faro de 1996 a 2008. È vice-presidente da Assembleia Geral do Cineclube de Faro. Foi membro da Comissão de Formação do CCF entre 2015 e 2020. Coordenou várias publicações na área do cinema. Tem feito Comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais e integrado Júris. Desde dezembro de 2019 que presta funções na Direção Regional de Cultura do Algarve na área dos serviços educativos, onde está a implementar o Programa Regional HArPA – Histórias, Arte no Património do Algarve.