de Anastasia Mikova, Yann Arthus-Bertrand (FRA, 2019, 105’, M/14)
Durante dois anos e meio, os realizadores viajam por 50 países e entrevistam duas mil mulheres de todas as idades, etnias e credos. Sob um ponto de vista quase exclusivamente feminino, nasce esta reflexão sobre o que é o mundo e como é viver nele. Da infância à velhice, em pé de igualdade ou definido por grandes injustiças, este é um filme sobre a importância da mulher em sociedades patriarcais.
Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail: ao-norte@nortenet.pt
outubro 26 > 09h30
de Nadine Labaki (Líbano/ EUA, 2018, 121', M/12)
Em tribunal, decidido a processar os próprios pais, Zain de 12 anos, pergunta por que é que eles o trouxeram ao mundo se não tinham condições, emocionais ou económicas, para cuidar dele. Em retrospetiva, num cenário de devastação e pobreza algures no Líbano, é revelada a sua história e as razões que o trouxeram ali. Em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes (onde mereceu uma ovação de pé e o Prémio do Júri), um filme dramático com assinatura da realizadora libanesa Nadine Labaki.
Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail: ao-norte@nortenet.pt
outubro 27 > 14h00
de Peter Farrelly (EUA, 2018, 130', M/12)
EUA, 1962. Desempregado desde o encerramento da discoteca onde trabalhava como segurança, Tony Lip (Viggo Mortensen) está disposto a aceitar qualquer trabalho. Um dia, conhece Don Shirley (Mahershala Ali), um famoso pianista negro que procura alguém que, durante a digressão de oito semanas que está prestes a fazer pelo Sul do país, ocupe simultaneamente os cargos de motorista e de segurança. Mas o temperamento de cada um, diametralmente oposto, vai transformar aquela viagem num verdadeiro desafio.
Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail: ao-norte@nortenet.pt
outubro 28 > 14h00