Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas.
A Conferência Internacional de Cinema de Viana é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com três eixos de reflexão – Cinema e escola; Cinema, arte, ciência e cultura; e Fotografia e memória. Procura-se assim:
Nesta temática abordaremos duas questões que se nos afiguram complementares: a representação da escola no cinema e as práticas de cinema na escola. Na primeira apelamos à reflexão sobre a forma como o cinema representa a escola, os professores, os alunos, as hierarquias, processos de ensino de formas muito diversificadas. Pretendemos trazer para a discussão o modo como a escola é representada no cinema. A escola e seus atores. A escola como um lugar de conflito, de poder, de resistência, de conhecimento. A escola como um lugar de construção e negociação de identidades. Como um lugar de produção de (des)igualdades sociais, culturais. Uma instituição de transição da vida familiar para o mundo. Na segunda pretende-se refletir sobre as múltiplas práticas de cinema desenvolvidas na escola – o visionamento e análise de filmes, os clubes de cinema, a utilização das tecnologias na produção de documentos audiovisuais, a escrita dos filmes ou acerca dos filmes. O cinema em todos os seus estados entra na escola e transforma-a. Pretendemos debater e partilhar as práticas de cinema desenvolvidas na escola do jardim-de-infância à universidade, da prática lúdica à observação científica, da observação à criação de imaginários. Cinema enquanto instrumento e objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos, arte e sentimentos?
O cinema é, desde sua invenção, fruto de uma sociedade que ele reproduz e reinventa. Considerado espelho da sociedade, o cinema traça as evoluções e as revoluções de um mundo em mudança. Ele próprio sujeito e causa de múltiplas mudanças. Entre o real e o imaginário, o cinema convida o espetador a refletir sobre o mundo contemporâneo. Quer como produto comercial, filme científico ou como obra de arte os filmes são representações do mundo consequentes das tecnologias, dos modos de produção, dos costumes, das formas de governo, das censuras. Nesta temática pretende-se debater o cinema como arte, ciência, tecnologia e cultura, mas também os contextos sociais, económicos e políticos em que continuamente se reinventa. Sobretudo é, como afirma Edgar Morin, importante estudar o homem à luz do cinema e necessário compreender que a relação entre real e imaginário no cinema constituem uma unidade complexa e complementar.
A história desde o meado do século XIX é acompanhada pela introdução gradual da fotografia na vida quotidiana das populações. Primeiro como registo profissional, seguindo a orientação técnica e artística de fotógrafos profissionais, e mais tarde como registo pessoal e amador, fenómeno acompanhado pela democratização e ubiquidade de máquinas fotográficas fáceis de manusear e acessíveis a toda a população. A disseminação da fotografia pelos quotidianos significa por isso também a massificação e descentralização do registo visual de eventos históricos e manifestações culturais. Os arquivos locais, os álbuns domésticos e o trabalho conjunto de fotógrafos profissionais e amadores tornam-se, assim, fonte rica de reflexão tanto na forma de análise crítica da imagem como na reconstituição histórica e antropológica de padrões culturais e percursos biográficos. É em torno destas reflexões que se estrutura o painel Fotografia e Memória, acolhendo fotógrafos, investigadores nas áreas da fotografia, arquivos fotográficos e antropologia visual, assim como demais praticantes e ativistas culturais que vêm a fotografia como meio ou fim de reflexão e pesquisa.
A Comissão Científica da 12ª Conferência Internacional de Cinema de Viana tem por missão divulgar os Encontros de Cinema de Viana do Castelo junto de suas áreas de atuação, aprovar os resumos de trabalhos individuais ou de grupo (até três participantes) e as mesas redondas (até 7 participantes) apresentados a conferência, coordenar as mesas de trabalho, fazer a revisão por pares e decidir da aceitação dos textos finais submetidos para publicação. É constituído por professores do ensino superior ou especialista doutorados da área do cinema, da educação, das artes e das humanidades.
ESMAD
URJC
UFG | CNPq
UTAD
ESE-IPVC | CIEC-UM
IPVC/CICS.Nova.UMinho
CIAC | UAlg
ESE-IPVC
CRIA-UM | AO NORTE
UFP
UFPA | ID+
URepublica
USC
Pesquisadora Independente
AO NORTE / ID+
UFPel
UFG
NAVIS | PPGAS | DAN | UFRN
UFG
UBI | Labcom
UNIRIO
CEMRI-Uab
UBI
UERJ
UBI | ICNova
UFG
USC
IPCA | ID+
USP/FAAP/FATEC
UTAD
UFP
Universitat Pompeu Fabra
UFP
UFG
UFES
A 12ª Conferência Internacional de Cinema de Viana ocorre no âmbito dos XXIII Encontros de Cinema de Viana e tem lugar na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Avenida Capitão Gaspar de Castro), entre os dias 2 e 5 de maio de 2023.
Os resumos das comunicações (entre 100 e 250 palavras sem parágrafos e conforme as normas de apresentação de resumos) e as notas biográficas dos autores (5 a 7 linhas) devem ser enviados para o Secretariado da Conferência (inscrição online) até ao dia 19 de fevereiro de 2023.
Depois de avaliados os resumos, será comunicado por e-mail, até 26 de fevereiro, a aceitação ou não da comunicação.
Caso queiram submeter artigo para revisão, os autores selecionados devem enviar os textos finais até 28 de maio de 2023.
As comunicações que não obedeçam às normas de publicação / template disponibilizado (ver normas para envio de comunicações) não serão aceites.
Os textos finais que os autores desejem ver publicados serão avaliados pelo Conselho Editorial e devem ser acompanhados de declaração de autorização “autorizo a publicação do texto (título e autor)”.
O valor da inscrição para Conferencista é de 50 euros. A inscrição inclui o almoço durante a realização da Conferência na Escola Superior de Educação, assim como o jantar do dia 5 de maio e as refeições – almoço e jantar – durante o fim-de-semana dos Olhares Frontais, nos dias 6 e 7 de maio.
A atribuição de um Certificado de Participação depende da inscrição regularizada com o secretariado.
O pagamento deverá ser efetuado até ao dia 12 de março de 2023.
A inscrição será gratuita para sócios da AO NORTE e para conferencistas do ID+ e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A participação na Conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição.
Associação AO NORTE, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e ID+ - Instituto de Investigação em Cultura, Media e Design (IPCA).
Daniel Maciel
Daniel Maciel, José da Silva Ribeiro, Carlos Eduardo Viana e Rui Ramos
CINEMAS – Cinema e Narrativas Digitais
José da Silva Ribeiro (Coordenador), Daniel Maciel, Fernando Cruz, João Gigante, Patrícia Nogueira, Teresa Norton
Escola Superior de Educação do IPVC
Carlos Almeida e Raquel Moreira
Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais da AO NORTE
José da Silva Ribeiro (coordenador), Alice Fátima Martins, Daniel Maciel, Luiza Pereira Monteiro, Patrícia Nogueira e Sandra Chaves Nunes
Câmara Municipal de Viana do Castelo
ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Universidad Rey Juan Carlos
Colectivo Educar La Mirada
FICC – Federação Internacional de Cineclubes