04

maio

17h00

Apresentação do Livro

Grosses Kino

Auditório da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

Grosses Kino
O cinema mudo alemão em Portugal

com a presença de Gerald Bär
Moderação de Ana Catarina Lima

grosses kino

O objetivo principal deste livro é documentar e analisar a receção do cinema mudo de expressão alemã em Portugal desde o surgimento da sétima arte até ao aparecimento e implementação do filme sonoro no início da década dos anos 30. Além de aspetos estéticos e investiga-se factores históricos, políticos, económicos e tecnológicos que determinaram a importação e distribuição das películas em questão. Outro objetivo é fornecer uma base, um corpus, permitindo análises posteriores mais aprofundadas e transdisciplinares no campo das ciências culturais, estudos de cinema e estudos comparatistas. Esta primeira tentativa de apresentar um largo espectro da crítica cinematográfica portuguesa, embora não exaustiva, sobre a época do cinema mudo é particularmente importante porque, até à data, só foram realizados estudos sobre este tema no âmbito das relações luso-alemãs, que apenas discutem aspetos particulares e específicos. A nossa abordagem permite compreender o papel da imprensa portuguesa nessa época, como instrumento que registou e influenciou a receção. Numa primeira fase, a recolha e comparação de recensões e artigos em jornais e revistas especializadas forneceram uma base de dados imprescindível. A segunda fase implicou a análise dos valores estéticos, éticos e morais, associados na imprensa portuguesa aos filmes de expressão alemã, não esquecendo a proveniência dos critérios aplicados nas recensões. Esta diferente perspetiva constitui uma valiosa base de dados e, ao mesmo tempo, um contributo para objetivar qualquer futura investigação sobre o cinema mudo de expressão alemã. Através da reconstrução e do estudo do contexto histórico, do desenvolvimento do mercado cinematográfico e das preferências da crítica e do público português no contexto europeu e mundial, foi possível apresentar, nesta obra, relevantes aspetos culturais, artísticos, históricos e políticos que incluem também pontos de encontro e colaboração entre as indústrias cinematográficas portuguesas e alemãs. Além do impacto e das interpretações que as produções fílmicas suscitaram junto de um determinado público durante a época do cinema mudo, este trabalho contribui para identificar as predominantes influências estéticas e teóricas na cinematografia portuguesa.

Gerald Bär

Professsor na Universidade Aberta de Lisboa

É atualmente Professor Auxiliar na Universidade Aberta em Lisboa e membro do Centro de Estudos em Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa. Coordena o Curso de Mestrado em Estudos Comparados - Literatura e outras Artes da UAb. A sua investigação nas áreas de Estudos Alemães, Literatura Comparada e Estudos de Cinema deu origem a numerosas publicações que incluem livros e artigos como, por exemplo: Das Motiv des Doppelgängers als Spaltungsphantasie in der Literatur und im deutschen Stummfilm (2005); “The Beat Generation ou Pull My Daisy” (2005); “Perceptions of the Self as the Other: Double- Visions in Literature and Film” (2006); “(In)adequate Forms of revealing the Secrets of a Soul on Celluloid” (2008); ‘“Treue Natur’ in Fiction and Film: The Realism Debate in the Critical Reception of Fielding in Germany” (2008); “Amanhã o filmezinho está pronto – O Jovem Brecht e o Cinema” (2009); “‘Testemunho do génio romântico alemão’: Aspekte der portugiesischen Rezeption des deutschen Stummfilms” (2012); “Portugal e os Filmes ‘antiguerra’ em Tempos de Revolta Estudantil” (2014); “Representações Cinematográficas da Alma de Méliès a Matrix” (2014); “Cinema de Weimar até ao 3º Reich: Poder e “Nationalcharakter”’ (2016); “A RAF: Baader-Meinhof entre Mito, Documentário e Cinema de Ação” (2019).

gerald bär

Ana Catarina Amorim de Lima

Coordenadora do CLA em Ponte de Lima

Mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta e Licenciada em Português, Latim e Grego (via ensino) pela Universidade de Aveiro. Tem adquirido competências em diversas formações na área da Literacia digital, História e Cinema. As suas áreas de investigação e intervenção incidem na esfera da Arte, Educação, Literacia Digital, Memória e História da Educação. Participou em projetos de investigação na Rede Oblid – Rede de Investigação e Intervenção para a Literacia e Inclusão Digital, no âmbito do Empreendedorismo Feminino e Inclusão Digital. Atualmente, integra projetos colaborativos de investigação sobre História da Educação e Memória, com investigadores da Universidade de Coimbra, enquanto Coordenadora do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ponte de Lima. Atualmente é Conselheira Externa Local para a Igualdade, no Município de Ponte de Lima.

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