08
a12

maio

Oficina #03

Oficina de STOP-MOTION (Pixilação)

Formadoras | Carolina Bonzinho e Inês Costa

Sala de aula da escola inscrita (seleção feita por ordem de inscrição)

Sinopse

A animação Stop Motion é a primeira forma de animação utilizada no cinema e passou por diversas fases de experimentação técnica e estética, incluindo a Pixilação. Nesta oficina propomos uma breve contextualização da sua história, com algumas referências cinematográficas essenciais para o seu desenvolvimento.

Com este exercício procuramos incentivar a curiosidade pela animação e mostrar a possibilidade da utilização do próprio corpo enquanto marioneta, para criar uma animação coletiva em turma.

Objetivos

  • Comunicar a história e técnicas da Pixilação
  • Partilhar referências autorais de filmes e animadores de Pixelização
  • Incentivar a curiosidade pela animação
  • Promover a produção autónoma e coletiva de filmes de animação

Destinatários

Alunos do pré-escolar e 1º, 2º e 3º Ciclos

Duração

90 minutos

Horário

Durante a manhã ou tarde (a articular com o professor)

Carolina Bonzinho

É uma artista audiovisual que atua nas áreas da animação, ilustração e design. Licenciou-se em Design de Comunicação na FBAUP, passando pelo programa Erasmus+ na Moholy-Nagy University of Art and Design em Budapeste. Vive atualmente no Porto onde nos últimos anos tem trabalhado com o estúdio de animação BAP enquanto designer e animadora. Desde 2020 que tem contribuído com animação e pintura em vários filmes de realizadores premiados como Laura Gonçalves, Alessandro Novelli e Vitor Hugo Rocha. Um dos projetos que também se destaca neste período foi a colaboração na criação do livro “ELO”, com a realizadora Alexandra Ramires e a autora Regina Guimarães. Colaborou também com o BEAST International Film Festival, nas edições de 2021 e 2022, enquanto webdesigner e developer. Atualmente investe em projetos de sua autoria no âmbito da animação e em parceria com artistas da cena musical do Porto.

carolina bonzinho

Inês Costa

É mestre em Design da Imagem e licenciada em Design de Comunicação pela FBAUP. Designer e artista audiovisual, foca-se sobretudo no papel da imagem na construção de narrativas que compõem a memória coletiva portuguesa, através do cruzamento do design e de outras áreas artísticas, problematizando a imagem enquanto ferramenta de linguagem e de ação sociopolítica. Foi bolseira da FCT e do ID+ com o projeto de investigação Memórias de Pau-preto e Marfim, apresentado na Conferência Internacional Counter-Image (2022). Os seus filmes fizeram parte da seleção oficial de festivais nacionais entre os quais Entre-Olhares, Curtas Vila do Conde, Porto/Post/Doc e Vista Curta, no qual foi vencedora do melhor filme de produção local (2021). É investigadora no projeto GAGE - Game Art & Gender Equity (2023).

inês costa