O workshop procura sensibilizar, desafiar e estimular, criativa, técnica e esteticamente todos os participantes para o universo da criação cinematográfica com recurso a telemóveis.
O tema "Fazer ver sem mostrar".
Esta formação passa pela prática de exercícios fílmicos (uma história e seis planos), visualização, e discussão conjunta dos mesmos.
Com o recurso ao smartphone como instrumento de registo de imagem e som, procura-se desmistificar o uso de aparelhos quotidianos na produção de produtos audiovisuais e simultaneamente estimular a criatividade dos formandos, dando-lhe competências sobre como eles próprios poderão contar as suas histórias e tirar maior proveito de um equipamento que habitualmente trazem no bolso.
Alunos do ensino Secundário e Profissional
120 minutos
14h00 às 17h00
Gratuita, feita pelo professor da turma através do e-mail ao-norte@nortenet.pt
Produtor e realizador de cinema português na Metafilmes; coordena o projecto educativo ‘’O Cinema Somos Nós’’, da Associação Cultural Periferias, em Marvão; é membro da plataforma Filmgeographies; integra o comité de selecção e programação do Festival de Cinema da American Association of Geographers e o comité de selecção e programação do Royal Geographical Society (with the Institute of British Geographers). Com um currículo impressionante, Vítor Hugo Costa tem produzido e dirigido documentários que foram exibidos em festivais internacionais de cinema, com exibição comercial em sala, com broadcast nacional e internacional e com distribuição VOD em plataformas nacionais. Conta também com experiência internacional como formador na produção de curtas-metragens com recurso ao smartphone em workshops na Queen Mary University of London, na Roehampton University, na American Association of Geographers e ainda em projectos educativos com jovens no Cairo.
https://www.linkedin.com/