Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas.


Objetivos

A Conferência Internacional de Cinema de Viana é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com três eixos de reflexão – Cinema e escola; Cinema, arte, ciência e cultura; e Fotografia e memória. Procura-se assim:

  • Promover o confronto de olhares entre estudos e experiências vividas em projetos que envolvam o cinema e as suas múltiplas formas de manifestação.
  • Apreender o complexo processo de mudança na linguagem do cinema, nas tecnologias, na economia, nos objetos que aborda, nas histórias que conta, nos vários géneros que apresenta.
  • Problematizar os temas da sociedade, da cultura e da interculturalidade a partir do estudo e análise de obras cinematográficas.
  • Refletir sobre as possibilidades educativas do cinema na escola e na sociedade a partir da sua apropriação / fruição, análise e produção em contextos de formação ou de animação (social, cultural e artística).
  • Acolher a apresentação e reflexão crítica sobre a fotografia histórica, a fotografia etnográfica e a fotografia como forma de arquivo pessoal, doméstico e comunitário.

Temáticas

Cinema e educação

Nesta temática abordaremos duas questões que se nos afiguram complementares: a representação da escola no cinema e as práticas de cinema na escola. Na primeira apelamos à reflexão sobre a forma como o cinema representa a escola, os professores, os alunos, as hierarquias, processos de ensino de formas muito diversificadas. Pretendemos trazer para a discussão o modo como a escola é representada no cinema. A escola e seus atores. A escola como um lugar de conflito, de poder, de resistência, de conhecimento. A escola como um lugar de construção e negociação de identidades. Como um lugar de produção de (des)igualdades sociais, culturais. Uma instituição de transição da vida familiar para o mundo. Na segunda pretende-se refletir sobre as múltiplas práticas de cinema desenvolvidas na escola – o visionamento e análise de filmes, os clubes de cinema, a utilização das tecnologias na produção de documentos audiovisuais, a escrita dos filmes ou acerca dos filmes. O cinema em todos os seus estados entra na escola e transforma-a. Pretendemos debater e partilhar as práticas de cinema desenvolvidas na escola do jardim-de-infância à universidade, da prática lúdica à observação científica, da observação à criação de imaginários. Cinema enquanto instrumento e objeto de conhecimento, meio de comunicação e meio de expressão de pensamentos, arte e sentimentos?

Cinema: Arte, Ciência e Cultura

O cinema é, desde sua invenção, fruto de uma sociedade que ele reproduz e reinventa. Considerado espelho da sociedade, o cinema traça as evoluções e as revoluções de um mundo em mudança. Ele próprio sujeito e causa de múltiplas mudanças. Entre o real e o imaginário, o cinema convida o espetador a refletir sobre o mundo contemporâneo. Quer como produto comercial, filme científico ou como obra de arte os filmes são representações do mundo consequentes das tecnologias, dos modos de produção, dos costumes, das formas de governo, das censuras. Nesta temática pretende-se debater o cinema como arte, ciência, tecnologia e cultura, mas também os contextos sociais, económicos e políticos em que continuamente se reinventa. Sobretudo é, como afirma Edgar Morin, importante estudar o homem à luz do cinema e necessário compreender que a relação entre real e imaginário no cinema constituem uma unidade complexa e complementar.

Fotografia e Memória

A história desde o meado do século XIX é acompanhada pela introdução gradual da fotografia na vida quotidiana das populações. Primeiro como registo profissional, seguindo a orientação técnica e artística de fotógrafos profissionais, e mais tarde como registo pessoal e amador, fenómeno acompanhado pela democratização e ubiquidade de máquinas fotográficas fáceis de manusear e acessíveis a toda a população. A disseminação da fotografia pelos quotidianos significa por isso também a massificação e descentralização do registo visual de eventos históricos e manifestações culturais. Os arquivos locais, os álbuns domésticos e o trabalho conjunto de fotógrafos profissionais e amadores tornam-se, assim, fonte rica de reflexão tanto na forma de análise crítica da imagem como na reconstituição histórica e antropológica de padrões culturais e percursos biográficos. É em torno destas reflexões que se estrutura o painel Fotografia e Memória, acolhendo fotógrafos, investigadores nas áreas da fotografia, arquivos fotográficos e antropologia visual, assim como demais praticantes e ativistas culturais que vêm a fotografia como meio ou fim de reflexão e pesquisa.


Comissão Científica
e Conselho Editorial

A Comissão Científica da 14ª Conferência Internacional de Cinema de Viana tem por missão divulgar os ENCONTROS | Festival de Cinema de Viana junto de suas áreas de atuação, aprovar os resumos de trabalhos individuais ou de grupo (até três participantes) e as mesas redondas (até 7 participantes) apresentados a conferência, coordenar as mesas de trabalho, fazer a revisão por pares e decidir da aceitação dos textos finais submetidos para publicação. É constituído por professores do ensino superior ou especialista doutorados da área do cinema, da educação, das artes e das humanidades.

  • Adriana Baptista
    ESMAD
  • Alfonso Palazón Meseguer
    URJC
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | Labcom
  • Anabela Moura
    ESE-IPVC | CIEC-UM
  • António Cardoso
    IPVC/CICS.Nova.UMinho
  • António Costa Valente
    CIAC | UAlg
  • Carlos Almeida
    ESE-IPVC
  • Cibrán Tenreiro
    USC
  • Daniel Maciel
    ID+ - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave | AO NORTE
  • Fernando Manuel Rocha da Cruz
    Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba
  • Fernando Redondo
    USC
  • Gerald Bär
    UAb | CECC (UCP)
  • Gláucia Davino
    Pesquisadora Independente
  • José da Silva Ribeiro
    AO NORTE / ID+
  • José Maçãs de Carvalho
    UC
  • Josias Pereira
    UFPel
  • Lisabete Coradini
    NAVIS | PPGAS | DAN | UFRN
  • Manuela Penafria
    UBI | iA Unidade de Investigação em Artes / LabCom-Comunicação e Artes
  • Margarida Brito Alves
    IHA | FCSH-UNL
  • Maria Alice Rocha
    UFG
  • Marta Pérez Pereiro
    USC
  • Patrícia Nogueira
    UBI | ICNova
  • Paula Tavares
    IPCA | ID+
  • Paulo Cunha
    UBI
  • Renato Athias
    UFP
  • Rita Márcia Magalhães Furtado
    UFG
  • Rosane Zanotti
    UFES
  • Sandra Nunes
    USP/FAAP/FATEC
  • Tomé Quadros
    ESAD | ESAD-IDEA | ESE/ IPVC

Local e data

A 14ª Conferência Internacional de Cinema de Viana ocorre no âmbito dos ENCONTROS | Festival de Cinema de Viana e tem lugar na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Avenida Capitão Gaspar de Castro), entre os dias 7 e 9 de maio de 2025.


Inscrições
Conferencistas

Os resumos das comunicações (entre 100 e 250 palavras sem parágrafos e conforme as normas de apresentação de resumos) e as notas biográficas dos autores (5 a 7 linhas) devem ser enviados para o Secretariado da Conferência (inscrição online) até ao dia 23 de fevereiro de 2025.

Os resumos das comunicações poderão ser entregues em português, galego, castelhano ou inglês.

Depois de avaliados os resumos, será comunicado por e-mail, até 28 de fevereiro, a aceitação ou não da comunicação.

Após aceitação da comunicação, deverá ser submetido um resumo longo, redigido na língua em que a comunicação é apresentada e em inglês, com dimensão de até 1000 palavras, para publicação em atas de congresso. Este resumo deve ser submetido até 27 de abril.

Os autores das comunicações apresentadas na Conferência são, automaticamente, convidados a submeter um artigo baseado na sua comunicação para publicação na revista CiNEMAS. Este artigo será sujeito a revisão de pares e a sua submissão não garante a publicação. Caso os autores pretendam submeter artigo para a CiNEMAS, deverão fazê-lo até 30 de setembro.

O valor da inscrição para Conferencista é de 60 euros. A inscrição inclui o jantar do dia 10 de maio e as refeições – almoço e jantar – durante o fim-de-semana dos Olhares Frontais, nos dias 11 e 12 de maio.

A atribuição de um Certificado de Participação depende da inscrição regularizada com o secretariado.

O pagamento deverá ser efetuado até ao dia 31 de março de 2025.

A inscrição será gratuita para sócios da AO NORTE, para conferencistas do ID+, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.


Inscrições
Participantes

A participação na Conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição.


Organização

Associação AO NORTE, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e ID+ - Instituto de Investigação em Cultura, Media e Design (IPCA).


Coordenação Geral

Daniel Maciel


Comissão Organizadora

AO NORTE
Daniel Maciel, Carlos Eduardo Viana e Rui Ramos

Escola Superior de Educação do IPVC
Carlos Almeida e Raquel Moreira


Grupos de Pesquisa

ID+ - CINEMAS – Cinema e Narrativas Digitais
Daniel Maciel (Coordenador), Raquel Moreira, Frederico Dinis, João Gigante, Patrícia Nogueira, Teresa Norton

Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais da AO NORTE
José da Silva Ribeiro (coordenador), Alessandro Ricardo Campos Alice Fátima Martins, Daniel Martins Pinheiro Maciel, Denise Machado Cardoso, Fernando Cruz, Frederico Dinis, Gláucia Davino, João Gigante, Lisabete Coradini, Luiza Pereira Monteiro, Manoela Afonso Rodrigues, Maria Alice Carvalho Rocha, Maria Ângela Pavan, Patrícia Nogueira, Raquel Azevedo Moreira, Sandra Regina Chaves Nunes, Teresa Norton Dias


Parceiros

Câmara Municipal de Viana do Castelo, ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CEPAE – Universidade Federal de Goiás