Olhares Frontais

A Secção Olhares Frontais, programada pelo realizador Pedro Sena Nunes, promove o envolvimento e o alargamento de públicos.

Olhares Frontais é um “observatório” vivo, composto por representantes de vários territórios cinematográficos. Propõe, através de trabalhos de várias gerações de criadores/pesquisadores, a promoção, o debate e a divulgação. Olhares Frontais propõe-se desafiar o público, a interpelar o mundo através da leitura permanente das suas representações, onde os opostos se entrelaçam. Os Olhares Frontais procuram promover e renovar os espaços de reflexão sobre as imagens em movimento e a inovação do cinema.

Este ano, a escola internacional convidada é The Norwegian Film School , e será representada por alunos que partilharão as metodologias pedagógicas e uma coleção de curtas-metragens.

A programação dos Olhares tem, por princípio, a reflexão e investigação do olhar criador, assumindo-se como um espaço de dúvidas, um lugar de descobertas, ponto de encontro e de diálogo, procurando novas tendências, manifestações conceptuais e trabalhos de agentes ativos da indústria criativa.

Os Olhares Frontais apresentam o que de mais inovador tem surgido no cinema documental, centra as conversas em torno das metodologias e processos de criação do documentário, apresentar masterclasses e promove e renova os espaços de reflexão.

Pedro Sena Nunes

Frontal Views is a living "observatory" composed of representatives from various cinematic territories. Through the work of multiple generations of creators/researchers, it aims to promote, debate, and disseminate. Frontal Gazes sets out to challenge the audience, inviting them to question the world through a constant reading of its representations, where opposites intertwine. Frontal Gazes seeks to promote and renew spaces for reflection on moving images and cinematic innovation. This year, the guest international school is The Norwegian Film School, and it will be represented by students who will share pedagogical methodologies and a collection of short films. The programming of Frontal Gazes is grounded in the reflection and investigation of the creative gaze, positioning itself as a space for doubts, discoveries, encounters, and dialogue. It seeks out new trends, conceptual manifestations, and works by active agents within the creative industry. Frontal Gazes showcases the most innovative developments in documentary cinema, focuses conversations on the methodologies and processes of documentary creation, offers masterclasses, and promotes and renews spaces for reflection.