O curso/disciplina (tem a designação disciplina quando integrada na formação académica) Autobiografias: Antropologia, Cinema e Educação terá a duração de 60 horas e abordará o tema das autobiografias em diferentes campos, como artes, cinema, ciências sociais, humanidades e educação.
O módulo prático do curso Autobiografias: Antropologia, Cinema e Educação realiza-se de 5 a 9 de maio, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, tem uma duração de 30 horas e integra a programação dos ENCONTROS | Festival de Cinema.
A estrutura do curso está dividida em duas dimensões complementares: uma teórico-prática, com 30 horas, e outra prática (módulo-prático), de 30 horas.
A parte teórico-prática da disciplina realizar-se-á em ensino remoto e será comum a todos os participantes no projeto.
Foi organizado de forma colaborativa com Instituições de Ensino Superior, Escola Superior de Educação do IPVC, Universidade Rey Juan Carlos, de Espanha, Universidade Federal de Pernambuco, do Brasil, com a AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual e com ligações a Union de Cineastas, Educar la Mirada, RIAA – Rede de Investigadores em Antropologia Audiovisual, Rede Cultura Visual e Associação Olho Largo, de Cabo Verde.
Oferecer uma formação básica interdisciplinar, favorecendo uma base teórica e prática nas áreas de Antropologia, Artes, Humanidades, Educação e Cinema, e integrando conhecimentos e perspectivas desses campos;
Disponibilizar produções inspiradoras, com a apresentação de obras e produções significativas de Antropologia Visual, Artes, Humanidades, Educação e Cinema, que sirvam como referência para práticas criativas e reflexivas dentro e fora do curso;
Desenvolver o design de pesquisa e de produto, as práticas de campo e de produções visuais, sonoras e audiovisual e sua divulgação em eventos nacionais e internacionais e nas redes sociais;
Refletir sobre questões éticas, estéticas, epistemológicas e políticas das práticas desenvolvidas no trabalho de campo e das produções audiovisuais e artísticas realizadas.
Estudantes de graduação e pós-graduação que vejam no curso formas de integrar suas metodologias e conteúdos em trabalhos académicos.
Cineastas documentaristas, educadores, artistas e cientistas sociais motivados para desenvolver as práticas e suas fundamentações em projetos e produções artísticas e culturais.
Associados da AO NORTE e participantes em projetos da AO NORTE, motivados para a temática e natureza do Curso.
Outros interessados na temática do curso
Os participantes podem escolher apenas 5 módulos teórico-práticos.
São recomendados todos.
José da Silva Ribeiro (EDUMATEC-Universidade Federal de Pernambuco/AO NORTE), Renato Athias (LAV-FIFER/UFPE), Lisabete Coradini (NAVIS/UFRN)
Frederico Dinis e Filipe Rodrigues (Escola Superior de Educação-IPVC)
Alfonso Palazón Meseguer e Jesús Ramé López (URJC).
Gláucia Davino (UNESP/AO NORTE)
José da Silva Ribeiro (EDUMATEC-UFPE/AO NORTE)
Thelma Panerai Alves (EDUMATEC/UFPE)
Intensiva e presencial, de 6 a 10 de maio, durante os ENCONTROS | Festival de Cinema (30 horas)