10
a12

maio

Olhares
Frontais

Teatro Municipal Sá de Miranda

olhares frontais
Vontade
de mergulhar
no desconhecido

O encontro com a imaginação e a fantasia são uma chave de mudança. Esse é o motor da programação no ano em que comemoramos os 50 anos de Abril.

O encontro com o futuro só pode ser feito quando tornamos o passado presente, e os Encontros de Cinema de Viana procuram fazer esse exercício desde que se apresentaram ao mundo como um espaço-tempo de encontro com a acção e a memória.

As sessões da competição do “Primeirolhar”, continuam a ser uma marca da produção escolar dos primeiros documentários oriundos tendencialmente de Portugal, Galiza e Brasil. O júri é constituído por realizadores, investigadores, críticos e profissionais da área do cinema.

Este ano, a escola internacional convidada é a VSMU da Eslováquia – (CILECT), e será representada por alunos que partilharão as metodologias pedagógicas e uma coleção de curtas-metragens.

A EFA – European Film Academy é uma referência do programa e um farol das Melhores Curtas-Metragens Europeias. Este ano contamos com os filmes de Manuel Muñoz Rivas, Susanna Flock, Robin Klengel, Leonhard Müllner e Michael Stumpf, Flóra Anna Buda, Jorge Cadena e Christian Avilés.

Este ano o destaque vai para o filme “Bom Povo Português” do realizador Rui Simões que será apresentado pelo crítico António Roma Torres, a longa-metragem documental “Melusinas à Margem do Rio“ da jovem e promissora realizadora Mélanie Pereira que ainda recentemente participou como aluna no PrimeirOlhar. Num diálogo improvável entre filmes, celebramos os 50 anos de Abril com os realizadores: Leonor Noivo, Basil da Cunha, Dimitri Mihajlovic, Miguel Lima, Simão Cayatte e Abi Feijó.

A paisagem de propostas tem um ponto de partida celebratório e passa por articular filmes de vários géneros e anos. Existe um cruzamento de jovens promissores cineastas com o universo de profissionais consagrados. O objectivo é desencadear a renovação e o contínuo desenvolvimento de públicos.

O espectador dos Olhares Frontais quer-se envolvido, arguto, curioso e investido, com vontade de mergulhar no desconhecido.

Pedro Sena Nunes

Olhares Frontais section is a welcoming, stimulating, and enjoyable moment when film students may share their passion and ambition. The section offers an open and enjoyable atmosphere for nurturing community and conversation among film students, professionals from the film industry and film clubs members.

A entrada é gratuita.
O bilhete deve ser levantado no Teatro Municipal de Sá de Miranda

Olhares Frontais

Programa

Inscrição Escolas com estadia

Inscrição Cineclubes com estadia

Inscrição individual com estadia