Ação08!

Festival de Vídeo Escolar

Júri

Marta Madureira

É docente na Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, diretora do Mestrado em Ilustração e Animação na mesma instituição e ilustradora. Foi distinguida com alguns prémios relevantes dentro da sua área, entre os quais: menção especial Prémio Nacional de Ilustração (2010 e 2011); 1º prémio 3x3 Magazine of Contemporary Illustration 2012; Prémio SPA – Sociedade Portuguesa de Autores 2016 na categoria melhor livro infanto-juvenil em coautoria com Inês Fonseca Santos; medalha de prata no concurso Clube de Criativos de Portugal 2016; presença no catálogo White Ravens 2016; medalha de prata na categoria de ilustração no Art Directors Club of Europe 2016; presença na shortlist do World Illustration Award 2017; ilustradora principal da Festa da Ilustração 2021; Prémio Big Aquisição 2021; UDA Medallion, da United Designs Alliance 2021. Conta com cerca de 30 livros ilustrados. É autora da série de animação “As Máquinas de Maria” financiada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual. É, juntamente com Adélia Carvalho, fundadora da editora Tcharan.

marta madureira

Paulo D’Alva

Iniciou a sua carreira no cinema de animação em 1995, nos estúdios do Cineclube de Avanca. Em 1996 participou como animador e co-realizador na série “Alfredo” (exibida na SIC durante o ano de 1998, vendida para televisões de 27 países). Entre 1997 e 2001 participou em várias curtas-metragens de animação. Em 1997 realiza sua primeira curta-metragem, intitulada “A noite cheirava mal”, participando em mais de uma centena de festivais nacionais e internacionais arrecadando um total de 11 prémios, destacando o Grande prémio e o Primeiro prémio OURO do Festival de cinema “10 International Juvenale Klagenfurt” Áustria 99. Membro fundador da associação cinematográfica de Ovar – PANORÂMICA, onde é responsável pelo atelier de cinema de animação, realizando diversos ateliers e workshops de cinema de animação. Participou em 2006 na curta-metragem de animação “A meio da noite”. Desde 2013 colabora como professor convidado no instituto politécnico do Ave e Cávado – IPCA no mestrado de Ilustração e animação e mantém uma atividade permanente na realização de spots publicitários, animáticos para televisão e vídeos pedagógicos de animação. O seu mais recente filme “Carrotrope” participou em mais de 30 festivais nacionais e internacionais até ao momento e encontra-se a realizar a curta metragem “Entre-linhas” produzida pelo estúdio Bando à Parte.

paulo d’alva

Raquel Moreira

Docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 2016, atualmente leciona também na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, em Guimarães. Tem vindo a desenvolver atividade profissional na organização de exposições e atividades educativas desde 2006, tendo trabalhado durante nove anos na Solar - Galeria de Arte Cinemática e no Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, com o qual continua a colaborar enquanto membro da comissão de seleção da competição experimental e competição nacional. Júri Prémio PrimeirOlhar, XVI Encontros de Cinema de Viana, 2016. Doutorada em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. A sua formação inclui ainda o mestrado em Estudos Artísticos - Estudos Museológicos e Curadoriais na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia na mesma Faculdade, e a licenciatura bietápica em Gestão do Património na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Enquanto artista plástica tem vindo a apresentar regularmente o seu trabalho em exposições individuais e coletivas desde 2010.

raquel moreira