13

maio

14h30

Cinema
Dentro

Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo

Ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Associação AO NORTE e o Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, cujos objetivos passam pela promoção da prática e cultura audiovisual em contexto prisional, sensibilização dos reclusos para a utilização do vídeo como ferramenta criativa, e o favorecimento de encontros e a troca de experiências e ideias entre reclusos e profissionais do audiovisual e do cinema, será exibido o documentário DESAFIOS, de Carlos Eduardo Viana.

A exibição contará com a presença de Augusto Canário, e será seguida de um debate com os reclusos, moderado por Daniel Maciel.

DESAFIOS

de Carlos Eduardo Viana (PT, DOC, 2013, 83’)

desafios

Sinopse

A tradição das cantigas ao desafio tem uma grande importância no Alto Minho. São uma forma de crítica em verso, em que o cantador ataca o seu par até um deles não ter resposta e se dar por vencido. Há festas, romarias e convívios que não dispensam a concertina e os cantadores. Desafios traz-nos o mundo das cantigas ao desafio através da intervenção de alguns dos mais conhecidos cantadores do Alto Minho, onde se destacam Delfim e Carminda, de Arcos de Valdevez, José Cachadinha, de Ponte de Lima, Armando Marinho, de Ponte da Barca e Augusto Canário, de Viana do Castelo.

Ficha técnica

Realização: Carlos Eduardo Viana; produção: Associação AO NORTE; produção executiva: Rui Ramos; direção financeira: António Passos; imagem: Nuno Cristino Ribeiro com Joaquim Gomes, João Gomes, Nuno Santiago, Miguel Arieira e Eurico Barros; som: Alexandre Martins com André Cardoso e Carlos Portela: montagem: António Soares; pós-produção áudio: Miguel Arieira; correção de cor: Carlos Filipe Sousa; intervenientes: Armando Marinho (cantador), Delfim Amorim (cantador), Artur Fernandes (músico), José Cachadinha (cantador), Arnaldo Saraiva (professor e escritor), Abílio Sá Lima (radialista), Augusto Canário (cantador) e Carminda Amorim (cantadeira); outros cantadores: Irene Passos, de Vila do Conde, Irene, de Gaia, José Manuel, do Vale, Maria Celeste, de Ponte da Barca, Rosa Maria, de Ponte da Barca, Carlos Ribeiro, de Guimarães, Cândido Miranda, Naty, da Póvoa de Lanhoso e Soalheira, de Guimarães. (HD, 83’, 2013).