07

maio

14h30

Encontro

Luso-Galaico de Cineclubes

Sala de Ensaios do Teatro Municipal Sá de Miranda

encontro luso-galaico de cineclubes

Desafios

Os cineclubes desempenham, há várias décadas, um papel fundamental na exibição de cinema em Portugal e na Galiza, oferecendo um circuito alternativo e um contributo inestimável para a coesão territorial e a divulgação do cinema.

Numa paisagem audiovisual marcada por mudanças aceleradas impostas pela introdução de novos suportes de exibição, de novas tecnologias e de novas formas de expressão, muitos cineclubes, a par da divulgação do cinema, desenvolvem outras atividades ligadas às imagens em movimento.

O Encontro Luso-Galaico de Cineclubes/2022 pretende divulgar novos projetos e experiências, contribuir para a criação de redes de cooperação e debater questões relacionadas com políticas culturais centradas no cinema.

Encontro aberto a dirigentes, sócios dos cineclubes e a todos os que se interessam pelas questões do cineclubismo, da literacia fílmica, da programação e da divulgação de cinema.

Pablo Gómez Sala

La Cinematográfica - MOCA. Museo Online de Cine Autobiográfico – Galiza

Da abordagem genérica da autobiografia, cinema autorreferencial e cinema na primeira pessoa, nasceu o MOCA - Museu Online de Cinema Autobiográfico, que se apresenta como um espaço de encontro, criação e pesquisa em torno de obras documentais que partem da escrita autobiográfica e da exploração da memória, relações familiares, busca da identidade individual e investigação do arquivo familiar.

Rita Morais

A MIRAGEM – Cinema na Paisagem – Portugal

A MIRAGEM é uma mostra internacional de cinema que acontece anualmente nas ilhas do triângulo dos Açores. Esta mostra cinematográfica procura estimular a discussão e o pensamento crítico sobre cinema no contexto cultural, artístico, paisagístico e natural dos Açores, pelo que todas as sessões são realizadas ao ar livre e a tela é instalada na paisagem.

Pedro da Conceição

ARCA I Arquivo e Cinema, Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo – Portugal

ARCA I Arquivo e Cinema é um evento transdisciplinar com uma programação que pretende criar dinâmicas para promover e despertar o interesse no cinema e suas diferentes disciplinas. O programa apresentado não consiste apenas na exibição de filmes, é expandido, transdisciplinar e transgeracional, indo para além do clássico ato de assistir ao cinema.

Ana Moreiras

Olloboi – Galiza

Olloboi é um festival audiovisual de curtas-metragens voltado para todos os níveis de ensino. É organizado desde 2009 por uma associação sem fins lucrativos com sede em Boiro. A colaboração do bairro, cineastas galegos, a Câmara Municipal de Boiro e a Câmara Provincial de A Coruña é essencial. Em 2020, a Academia Audiovisual Galega atribuiu-lhe o Prémio Especial Xosé Sellier.

Representante(s) a confirmar

Alvalade Cineclube – Portugal

O Alvalade CineClube é um projeto, com base na sociedade civil, para promoção da literacia cinematográfica. Tem na freguesia de Alvalade o seu território base, e uma natureza eminentemente cívica. É dinamizado pela Memórias Emergentes Associação Cultural.

Moderação

Patrícia Nogueira

AO NORTE – Portugal

Programa

outubro 30 sábado

Hora Atividade
11h30

Receção aos participantes

13h00

Almoço

14h30

Cinema e cineclubes pós-pandemia

Mesa redonda com intervenções de Cineclubes e representantes de Federações:

Ramón Poza Magdalena - Cineclube Pontevedra
Vítor Ribeiro - Close-Up – Observatório de Cinema
Américo Santos – Cinema Trindade
Candela Varas - Cineclube de Tavira
Tiago Santos - Casa do Cinema de Coimbra
15h30

Intervalo para café

16h00

Continuação da mesa redonda

João Paulo Macedo – Presidente da Federação Internacional de Cineclubes FICC
Elena Garcia Román - Federação de Cineclubes da Galiza
Leonor Pires - Presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes
Laura Godoy - Diretora da Rede de Cineclubes do Equador
Pablo Sancho Paris – Federação Catalã de Cineclubes

Debate com moderação de Natacha Moreira (Cineclube de Vila do Conde)

17h30

Intervalo para café

18h00

Conversas cruzadas / banda desenhada e cinema

Tiago Manuel, artista plástico e coordenador da coleção O Filme da Minha Vida
João Ramalho Santos, cientista, crítico e argumentista de BD
20h00

Jantar

21h30

Sessão de cinema

A TÁVOLA DE ROCHA, de Samuel Barbosa (PT, 2021, 94')

Realização Samuel Barbosa; Produção Rodrigo Areias (Bando à Parte); Direção de Fotografia Jorge Quintela; Direção De Som Pedro Marinho; Música Original Vítor Rua; Montagem Tomás Baltazar; Participações Junko Ota, Samuel G. Barbosa, Luís Miguel Cintra, Regina Guimarães, Isabel Ruth, Jorge Rocha, Etsuko Takano, Marina Perestrelo, Cacilda Perestrelo, Washino Yujin, Washino Ryobun.

O filme documentário propõe um reencontro espácio - temporal de todo o trabalho de fundo que existe nos filmes de Paulo Rocha. É uma pesquisa a partir das pessoas, personagens, lugares, décors, artes e artistas que, em forma de testemunho, propõem uma reflexão sobre a interação de Paulo Rocha com eles.

Conversa sobre o filme com Samuel Barbosa (realizador), Rodrigo Areias (produtor) e Américo Santos (distribuidor)

CONFRATERNIZAÇÃO DE CINECLUBISTAS

outubro 31 domingo

Hora Atividade
10h30

Sessão de cinema

CARTA BRANCA A LAURA GODOY

BIG BANG,de Wilson Burbano (Equador, 2020, 84’)

Realização e Guião Wilson Burbano; Direção de Fotografia Yván Acevedo e Juan Carlos Ortiz; Edição Andrea Miño; Música Original: Lucho Oquendo; Desenho de Som Arsenio Cadena; Direção de Arte Wilson Burbano; Produção Marianela Pinto, Luis Fernández e Octavio de Barros; Produção Executiva Sandino Burbano; Produtora El Ojo Desnudo Films; Protagonistas Iván Rodríguez, Broche Osmanys, Denisse Lemos.

O condenado Ni Pío, acusado de ter arrancado a língua do Presidente da República, constrói na sua cela uma espiral do tempo com o pó que raspa da parede e viaja simbolicamente às suas vidas anteriores, onde fez parte dos espanhóis conquistadores que assassinaram o inca Atahualpa, também dos centuriões romanos que crucificaram Cristo, até chegarem a Adão, numa época atual em que a árvore do paraíso é bombardeada.

Conversa e debate com Laura Godoy – Rede de Cineclubes do Equador e Cinemateca Nacional do Equador "Ulises Estrella" da Casa da Cultura Equatoriana.

Moderação – Isa Catarina Mateus - Secretaria de Cinema e Educação da FICC

13h00

Almoço

Informações para inscrição

Inscrição gratuita

Inscrição individual c/ estadia

Valor da inscrição 40€

Inclui acesso ao Encontro Luso-Galaico de Cineclubes, alojamento em quarto individual num hotel da cidade, de sábado (07 de maio) para domingo, as refeições do dia 07, sábado (almoço e jantar) e domingo dia 08 (almoço).

Inscrição duas pessoas c/ estadia

Valor da inscrição 45€

Inclui acesso ao Encontro Luso-Galaico de Cineclubes, alojamento em quarto duplo num hotel da cidade, de sábado (07 de maio) para domingo, as refeições do dia 07, sábado (almoço e jantar) e domingo dia 08 (almoço).

Modo de Pagamento

• Transferência bancária

Transferência bancária. Banco - Montepio.
Internacional: IBAN: PT50 0036 0056 99100159898 33 / Código SWIFT: MPIOPTPL

Após ter efetuado a transferência bancária, envie por e-mail (ao-norte@nortenet.pt) o comprovativo do pagamento.

Para qualquer esclarecimento ao-norte@nortenet.pt ou 962 834 852 (Rui Ramos)

Participe no Encontro Luso-Galaico de Cineclubes e assista aos Olhares Frontais