06

maio

16h45

O filme
da minha vida

Exposição

Vau, de António Jorge Gonçalves

Sede da Associação AO NORTE

A coleção O Filme da Minha Vida faz-se do repto lançado pela AO NORTE a autores portugueses de BD e ilustração para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas.

No âmbito da programação dos XXII Encontros de Cinema de Viana será lançado o número vinte e cinco desta coleção – VAU, de António Jorge Gonçalves partir do filme A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki.

The Anthology O Filme da Minha Vida is spawned from the challenge set by AO NORTE to Portuguese illustrators and authors of comic books to create an album inspired by a film that has had a profound impact on their lives.

encontros de cinema de viana

Vau

• Inauguração da exposição desenhos para o livro VAU, de António Jorge Gonçalves

• Lançamento do livro VAU - Coleção O FILME DA MINHA VIDA #25

• Encontro com o autor


Sede da Associação AO NORTE
Praça D. Maria II, n.º 113, r/c, 4900-489 Viana do Castelo

Exposição patente de 06 de maio a 30 de junho

António Jorge Gonçalves

Nasceu em Lisboa. Licenciou-se em Design de Comunicação em Lisboa (Escola Superior de Belas-Artes) e fez mestrado em Cenografia para Teatro em Londres (Slade School of Fine Art), onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem criado - a solo e com outros escritores - novelas gráficas e livros onde texto e imagem se relacionam de forma experimental, publicados e expostos em Portugal, Austrália, Bélgica, Brasil, China, França, Macau, México, Espanha, Coreia do Sul, e Reino Unido. Concebeu um método de Desenho Digital em Tempo Real e manipulação de objectos em Retroprojector que tem utilizado na criação de espectáculos com músicos, actores e bailarinos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suécia, EUA, México, Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai e Japão. Criou o projecto Subway Life, desenhando pessoas sentadas no Metro. Fez semanalmente cartoon político para o jornal Público (Inimigo Público), tendo publicado também no Le Monde e Courrier Internacional, e sido premiado no World Press Cartoon. Foi Prémio Nacional de Ilustração 2014 (DGLAB). Actualmente leciona Banda Desenhada na Faculdade de Belas Artes (Lisboa)