A coleção O Filme da Minha Vida faz-se do repto lançado pela AO NORTE a autores portugueses de BD e ilustração para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas.
No âmbito da programação dos XXII Encontros de Cinema de Viana será lançado o número vinte e cinco desta coleção – VAU, de António Jorge Gonçalves partir do filme A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki.
The Anthology O Filme da Minha Vida is spawned from the challenge set by AO NORTE to Portuguese illustrators and authors of comic books to create an album inspired by a film that has had a profound impact on their lives.
Nasceu em Lisboa. Licenciou-se em Design de Comunicação em Lisboa (Escola Superior de Belas-Artes) e fez mestrado em Cenografia para Teatro em Londres (Slade School of Fine Art), onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem criado - a solo e com outros escritores - novelas gráficas e livros onde texto e imagem se relacionam de forma experimental, publicados e expostos em Portugal, Austrália, Bélgica, Brasil, China, França, Macau, México, Espanha, Coreia do Sul, e Reino Unido. Concebeu um método de Desenho Digital em Tempo Real e manipulação de objectos em Retroprojector que tem utilizado na criação de espectáculos com músicos, actores e bailarinos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suécia, EUA, México, Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai e Japão. Criou o projecto Subway Life, desenhando pessoas sentadas no Metro. Fez semanalmente cartoon político para o jornal Público (Inimigo Público), tendo publicado também no Le Monde e Courrier Internacional, e sido premiado no World Press Cartoon. Foi Prémio Nacional de Ilustração 2014 (DGLAB). Actualmente leciona Banda Desenhada na Faculdade de Belas Artes (Lisboa)