03

maio

21h30

Sessão Especial
Cinema Inclusivo, Cinema para "Todos"

Exibição do filme

Surdina

de Rodrigo Areias

Teatro Municipal Sá de Miranda

Com a presença do realizador e de Josélia Neves

No âmbito dos XXII Encontros de Cinema de Viana, a AO NORTE preparou e vai exibir uma versão inclusiva do filme Surdina, de Rodrigo Areias, no próximo dia 3 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 21h30.

O filme terá legendas para pessoas com deficiência auditiva e áudio descrição para pessoas cegas ou com deficiência visual.

Esta sessão traduz-se numa ação de sensibilização e mobilização dos públicos para o cinema inclusivo. Um convite a ‘Todos’ para assistirem à exibição de um filme em sala de cinema, em condições de acesso a pessoas com necessidades específicas.

O evento é organizado pela AO NORTE, em parceria com o produtor e realizador Rodrigo Areias e com a colaboração da investigadora no domínio da comunicação inclusiva, Josélia Neves, especialista em legendagem, legendagem para surdos, áudio descrição, transcrição áudio-táctil e comunicação multissensorial.

A entrada é gratuita, mas os bilhetes devem ser levantados na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Surdina

de Rodrigo Areias (Portugal, 2020, FIC, 74')

encontros de cinema surdina

Sinopse

Num espaço rural, um velho homem recebe a notícia de que a sua falecida mulher foi vista a fazer compras na feira. Revoltado, pretende esconder-se de todos, despeitado e triste, mas os seus amigos insistem para que não dê ouvidos ao povo e aproveite tal facto para se fortalecer e, quem sabe, casar-se de novo. Esta é uma história da delicadeza de se ser velho, do que resta ainda para sonhar e para amar quando a idade avança significativamente e o corpo se enfraquece. Num Portugal antigo e recôndito, que afinal existe, apesar de tudo quanto façamos para nos modernizarmos.

Realização: Rodrigo Areias
Argumento: Rodrigo Areias
e Valter Hugo Mãe
Diálogos: Valter Hugo Mãe
Direção de Fotografia: Jorge Quintela
Montagem: Tomás Baltazar
Música: Tó Trips
Produção: Bando à Parte; Portugal 2020, 74'
Classificação etária: M/14