04

maio

17h30

Ação de Formação

Aniki-Bóbó

Propostas de análise fílmica

AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES em colaboração com o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo

Formadora | Graça Lobo

Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

aniki-bóbó

Aniki-Bóbó
Propostas de análise fílmica

No âmbito dos Encontros de Cinema de Viana são realizadas ações para as Escolas. Assim, propomos uma Ação de Curta Duração para professores com propostas de exploração pedagógica do filme Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira, celebrando um filme que é um clássico do Cinema Português e é passível de ser explorado em termos de conhecimento de uma realidade social de uma época e de valores universais. Esta ação permitirá dar instrumentos de trabalho aos professores para a descodificação fílmica em sala de aula.

Aniki-Bóbó
Proposals for film analysis

Within the scope of the Viana Film Meetings, several actions are being carried out for Schools. Thus, we recommend a Short Term Action for teachers with proposals for pedagogical exploration of the film Aniki-Bóbó, by Manoel de Oliveira, celebrating a film that is a classic of Portuguese Cinema and can be explored in terms of knowledge of the social reality of a time and universal values. This action will make it possible to provide teachers with working tools for film decoding in the classroom.

Descrição da ação

Através de excertos do filme pretende-se analisar cenas e sequências da obra, quer em termos temáticos, quer em termos formais. Serão apresentadas algumas estratégias para a utilização do filme em sala de aula.

Objetivo da ação

Dotar os professores de ferramentas que lhes permitam fazer a exploração pedagógica do filme Aniki-Bóbó, de Manoel de Oliveira, na sala de aula.

Metodologia de realização da ação

Através de excertos do filme pretende-se analisar cenas e sequências da obra, quer em termos temáticos, quer em termos formais. Serão apresentadas algumas estratégias para a utilização do filme em sala de aula.

Área de Formação

Cidadania / Língua Portuguesa / História / Educação Musical / Expressões Artísticas

Modalidade: Ação de curta duração

Duração: 3 horas

Local de realização: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

Período de ocorrência: 04 de maio, às 17h30

Público-alvo: Todos os grupos de docência

Formadora: Graça Lobo

Aniki-Bóbó

de Manoel de Oliveira (Portugal, 1942, 68’)

Aniki-Bobó

Sinopse

"Aniki-Bobó" – fórmula mágica que, nas brincadeiras de crianças, permite determinar, sem discussão, quem é polícia e quem é ladrão. O universo infantil feito de sonhos, impotências, audácias e medos, generosidade e mesquinhez... Os bairros populares do Porto, nas margens do Douro, onde as crianças são pobres, livres e aventurosas.

[in José de Matos-Cruz, O Cais do Olhar, 1999, p.65]

Graça Lobo

Graça Lobo é Mestre em Gestão Cultural com Tese em Formação de Públicos para o Cinema. É coautora e Coordenadora do Programa JCE - Juventude/Cinema/Escola da Direção Regional de Educação do Algarve desde 1997/98. Foi autora e Coordenadora do Plano Nacional de Cinema de 2012 a 2014. Foi Técnica Superior na Direção de Serviços dos Estabelecimentos Escolares do Algarve, onde foi responsável pelo Programa JCE e pelo apoio à Rede de Bibliotecas Escolares do Algarve entre 1997 e 2019. É coautora do Programa da Disciplina de Opção de Cinema do 3º ciclo do Ensino Básico. Foi Professora do ensino Secundário e do ensino Básico entre 1975 e 1997 e professora supervisora na Formação de Professores da Escola Superior de Educação do Algarve de 1993 a 1996. Foi Professora convidada pela Universidade do Algarve para lecionar disciplinas de Cinema entre 1994 e 2001. É Formadora acreditada pelo Conselho de Formação Contínua de Professores, tendo realizado dezenas de ações de Formação em Literacia Fílmica, desde 1999, quer no Algarve, quer noutras regiões do País. É Cineclubista desde 1980. Foi vice-presidente do Cineclube de Faro de 1996 a 2008. È vice-presidente da Assembleia Geral do Cineclube de Faro. Foi membro da Comissão de Formação do CCF entre 2015 e 2020. Coordenou várias publicações na área do cinema. Tem feito Comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais e integrado Júris. Desde dezembro de 2019 que presta funções na Direção Regional de Cultura do Algarve na área dos serviços educativos, onde está a implementar o Programa Regional HArPA – Histórias, Arte no Património do Algarve.