06

maio

09h30

Mesa-Redonda

Entre Imagens:
Construir o olhar / Construir miradas

Auditório da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

Entre Imagens: Construir o olhar / Construir miradas

Projeto interdisciplinar e multimediático propõe-se desenvolver o processo criativo e a apropriação das narrativas mediadas pelo cinema e pelas narrativas digitais juntos de populações e comunidades envolvendo todos os estados etários em associações, instituições de ensino de todos os níveis e universidades de terceira idade. Pretende-se igualmente trabalhar em redes de cooperação ibero-americanas de modo a permitir trocas de experiência, estudos comparativos, narrativas autobiográficas como expressão pessoal do eu e dos contextos de suas vivências e a exploração pedagógica e terapêutica da criatividade visual, sonora e audiovisual.

No âmbito da Mesa-Redonda será apresentado o nº 2 da publicação Papeles de Cineastas - Educación pública y cine: Pensar en lo esencial da Unión de Cineastas (https://uniondecineastas.es/).

Resumo

O cinema como evento cultural afeta todos os cidadãos e, portanto, é necessária uma pedagogia para poder assimilá-lo e apreciá-lo em todos os níveis. Não há dúvida de que o cinema reúne uma série de características que favorecem o desenvolvimento do pensamento do indivíduo em nível cognitivo, social, emocional e de raciocínio crítico. Isso é algo que acontece quando somos espectadores, assim como quando nos tornamos criadores e participamos desse fato. O potencial como conteúdo e como metodologia a nível pedagógico é enorme, e não podemos ignorar que o cinema é a base da linguagem audiovisual em que a maioria dos estímulos que recebemos todos os dias nos meios de comunicação são “escritos”. Se não formos capazes como cidadãos de compreender a linguagem que nos cerca, seremos uma população dócil e alienada. Entendemos, portanto, que no contexto das políticas educativas é necessário promulgar a «literacia mediática» (Media Literacy) e especificamente a «literacia cinematográfica» como elemento nuclear.

Participantes

José da Silva Ribeiro (Moderador)

AO NORTE, ID+

Alfonso Palázon Meseguer

Universidade Rei Juan Carlos / Colectivo Educar la Mirada

Jesús Ramé

Universidade Rey Juan Carlos / Colectivo Educar la Mirada

Manuel Albino

IPCA, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Núria Aidelman Feldman

Universidade Pompeu Fabra, A Bao A Qu

Alfonso Palázon Meseguer

Doutor e Bacharel em Ciências da Informação pela Universidade Complutense. Prémio Internacional Aurélio Paz dos Reis 2016. Professor de Comunicação Audiovisual da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos. Ministra cursos de Produção Audiovisual: Cinema e Televisão. Pesquisador principal do Grupo Intermedia, grupo de pesquisa em comunicação transmídia. Trabalhou em diversos projetos audiovisuais como diretor, produtor e roteirista. Dirigiu os documentários: Senegal. Notas de uma viagem. 07 de julho (2007), Sunuy Aduna (Nossas vidas) 2009, Vinte anos dando vida aos dias (2012) e Ouvindo o vento (2013), selecionados para o Festival de Valladolid (Seminci 2013). Juan Brito: Tâmia (2019). Coprodutora do projeto transmídia La primavera rosa. Diretor, produtor e roteirista do webdoc Espejismos (2022).

Alfonso Palázon Meseguer

Jesús Ramé

Doutor em Filosofia pela UNED, com a tese intitulada O erro de Narciso: estética modal e audiovisual. Professor do Departamento de Comunicação e Sociologia e do Mestrado em Formação de Professores da Universidade Rey Juan Carlos. Professor de pós-graduação da UNED do curso “Alfabetização Audiovisual para Professores”. Foi também professor de “Edição e Pós-produção” na Universidade Complutense de Madrid. Membro da equipe de pesquisa intermediária da Universidade Rey Juan Carlos. Coordenadora do projeto de alfabetização e criação audiovisual “Educar la mirada” (Grupo de Pesquisa Intermediário. URJC). O seu texto "Lukács e cinema" ganhou o prémio Fernando Gonçalves Labrador no IX Congresso Internacional de Cinema de Avanca 2018 (Portugal). Recentemente foi editor do livro Eles não sabem, mas sabem. Textos sobre cinema e estética de György Lukács (2019). Ele também é um editor profissional de cinema e televisão.

Jesús Ramé

José da Silva Ribeiro

Licenciado (graduado) em Filosofia pela Universidade do Porto (1976), graduação em Cine Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (1989), mestre em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta de Portugal (1993) e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Aberta de Portugal (1998). Foi professor da Universidade Aberta de Portugal. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, antropologia digital, cinema, métodos de investigação em antropologia, interculturalidade e cultura afro-atlântica. Tem realizado trabalho de campo em Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina e Cuba. Coordenou a Rede Internacional de Cooperação Científica Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Professor visitante da Universidade Mackenzie (Educação, Arte e História da Cultura), da UECE, da UCDJB, da Universidade de Múrcia - Espanha (ERASMUS) e da Universidade de Savoie - França, Universidade de S. Paulo. Entre 2016 e 2019 foi professor visitante da Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Artes Visuais e Faculdade de Ciências Sociais. Coordena o Grupo Estudos de Cinema e Narrativas Digitais na AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual e colabora com outros projetos desta Associação. Colabora com diversas Revistas Científicas, Festivais de Cinema, Grupos e Redes de Pesquisa/investigação.

José da Silva Ribeiro

Manuel Albino

Atualmente é Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, tendo sido, desde 2008, Professor Assistente convidado na mesma instituição. Leciona nos cursos de Design Gráfico e Design Industrial as disciplinas de Geometria e Projeção (DI) Geometria e Projeção I (DG) e Geometria e Projeção II (DG), das quais é regente. Também lecionou a disciplina de Desenho Computacional (DG). É também docente no Mestrado em Ilustração e Animação (MIA), lecionando a disciplina de Narrativas Visuais, onde tem sido coorientador de teses de mestrado. Participa em diferentes comissões de coordenação, de seriação, e de avaliação desta mesma instituição. É designer profissional desde 1998, tendo executado trabalhos para diferentes instituições e empresas. Em paralelo à atividade profissional de designer foi professor do Ensino Secundário de 1997 a 2003. Tem organizado e participado em várias conferências e exposições de âmbito pedagógico e científico.

Manuel Albino

Núria Aidelman Feldman

Formada pela Universidade Pompeu Fabra, em 2005 obteve o DEA em Estudos Cinematográficos na Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle. Professora associada de cinema e fotografia no Bacharelato em Comunicação Audiovisual e no Mestrado em Cinema Contemporâneo e Estudos Audiovisuais da UPF, as suas principais linhas de pesquisa são o cinema e a análise fotográfica a partir dos processos de criação, da pedagogia do cinema e do cinema comparado. Codirige A Bao A Qu, associação dedicada à pedagogia da criação artística e, sobretudo, à criação cinematográfica, responsável, entre outros, pelo Cinema en curs e Fotografia en curs. Coeditou, com Gonzalo de Lucas, Jean-Luc Godard. Pensando entre imagens, e é autora, entre outros, dos artigos Photographier en cinématographe (Plossu Cinéma), La trace de leurs pas, À propos des archives du tournage de Pierrot le fou (Jean-Luc Godard. Documents), En quête d'un visage, Images de ce qui fuit (Images documentaires), Zum pädagogischen Potenzial kreativer Filmarbeit, Das Schulfilm-projekt Cinema en curs (Vom Kino lernen) e Del cine made con agua (Erice-Kiarostami. Correspondências).

Núria Aidelman Feldman