de Alice Rohrwacher ITA/SUI/ALE, 2014, Cores, 110 min
É Verão na Toscana (Itália) e a família de Gelsomina sobrevive da apicultura. Wolfgang, o pai, é um alemão pessimista de ideias muito próprias. Apesar da sua juventude, é Gelsomina quem comanda a lógica familiar. As suas três irmãs mais novas obedecem-lhe e trabalham sob as suas ordens. Enquanto o campo está a ser destruído pelos pesticidas e a vida dos enxames a alterar-se a cada dia, um programa de televisão chega àquele lugar, oferecendo um prémio à família mais tradicional. O concurso das maravilhas rurais é apresentado por Milly Catena, uma mulher belíssima por quem as crianças se deixam deslumbrar. Gelsomina quer participar na competição, mas o pai proíbe-a. Nesse momento, o patriarca aceita Martin em sua casa, um rapaz vindo de um programa de reinserção social. A tensão entre o forasteiro e Gelsomina sente-se a cada momento, mas ela está determinada a mostrar a sua força. De tal modo que, no final daquele longo Verão, tudo para eles será diferente… Vencedor do Grande Prémio do júri no Festival de Cinema de Cannes, um filme dramático assinado pela realizadora italiana Alice Rohrwacher ("Corpo Celeste"). O elenco conta com Maria Alexandra Lungu, Alba Rohrwacher (irmã da realizadora), Sam Louwyck, Monica Bellucci e Luis Huilca, entre outros.
Realização: Alice Rohrwacher
Com: Monica Bellucci, Alba Rohrwacher, Margarete Tiesel, André Hennicke
Género: Drama
Classificação: M/12
Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail: ao-norte@nortenet.pt
maio 03 > 14h30
de Jacques Audiard FRA, 2015, Cores, 108 min.
Sivadhasan, um ex-guerrilheiro tamil, vê-se obrigado a fugir da Guerra Civil do Sri Lanka, o seu país natal. Para que a entrada na Europa seja viável e ele possa ser aceite como exilado político, resolve formar uma família fictícia com uma jovem mulher e a uma menina de nove anos. São-lhes dados passaportes sob os nomes de Dheepan, Yalini e Illayaal (Jesuthasan Antonythasan, Kalieaswari Srinivasan e Claudine Vinasithamby, respectivamente). Depois de milhares de quilómetros de uma viagem difícil, conseguem instalar-se numa zona periférica da cidade de Paris (França). Apesar de mais seguros do que no seu país de origem, estes três estranhos vão ter de enfrentar novas batalhas numa outra zona de conflito: a língua, a xenofobia e as dificuldades económicas são agora o inimigo a vencer. Vencedora da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, uma história dramática sobre emigração, com realização de Jacques Audiard – também responsável pelos multipremiados "De Tanto Bater o Meu Coração Parou" (2005), "Um Profeta" (2009) e "Ferrugem e Osso" (2012) –, segundo um argumento seu em parceria com Thomas Bidegain e Noé Debré.
Realização: Jacques Audiard
Com: Jesuthasan Antonythasan, Kalieaswari Srinivasan, Claudine Vinasithamby
Género: Drama
Classificação: M/14
Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail: ao-norte@nortenet.pt
maio 05 > 14h30
de Nathan Grossman (EUA/GB/ALE/SUE, 2020, Cores, 97 min.)
Estreado no Festival de Cinema de Veneza e também exibido no Festival de Cinema de Toronto, este documentário realizado por Nathan Grossman segue Greta Thunberg, a jovem ativista que se tornou mundialmente conhecida pela sua coragem e determinação em chamar a atenção para o gravíssimo problema das alterações climáticas. Grossman iniciou as filmagens em agosto de 2018, quando Greta deu início à sua greve escolar, seguindo os seus passos em 2019, quando atravessou o Atlântico num pequeno veleiro para marcar presença na Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Ao mesmo tempo que dá destaque às suas lutas pela proteção do planeta, o filme vai também mostrando a forma como Greta gere os seus dramas pessoais e a enorme exposição em que inevitavelmente se viu envolvida.
Realização: Nathan Grossman
Género: Documentário, Biografia
Classificação: M/12
Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail: ao-norte@nortenet.pt
maio 06 > 14h30