Prémio

PrimeirOlhar

Regulamento Geral

1.Objetivos

Podem concorrer ao Prémio PrimeirOlhar os documentários produzidos entre janeiro de 2021 e março de 2022. O concurso está aberto a estudantes de Portugal, da Galiza, do Brasil e dos outros países de língua portuguesa, inscritos em Escolas de Cinema e de Audiovisuais (ou em cursos na área da Comunicação), e a participantes em cursos de documentarismo promovidos por outras entidades.

2.Inscrição

A inscrição é gratuita e deverá ser formalizada até 31 de março de 2022.
Para inscrever um vídeo deve:

  • Preencher online a ficha de inscrição, disponível aqui
  • Enviar uma declaração da Escola ou da entidade promotora do curso a comprovar a matrícula ou frequência
  • Disponibilizar o filme na Internet (Vimeo ou You Tube) e indicar (no formulário de inscrição) o link de visionamento e a palavra passe.

3.

Após a comunicação da seleção deverão ser enviados, durante a semana seguinte:

  • Por correio eletrónico
    • Duas fotografias do filme em formato digital (300 dpi)
    • Ficha técnica
    • Ficheiro Full HD, com os seguintes requisitos mínimos: 20Mbps de Bitrate, Stereo, 25fps

4.Número de obras

Não há limite para o número de obras que cada realizador pode apresentar, e os filmes podem ter sido realizados fora do contexto escolar.

5.Duração dos filmes

Os filmes devem ter uma duração inferior a 30 minutos. Excecionalmente, poderão ser admitidos filmes com duração superior.

6.Seleção

Todas as obras recebidas serão visionadas por um júri, especialmente convidado para esse fim, que selecionará os documentários para competição.

7.Direitos de autor

Para todos os efeitos legais, cada concorrente assumirá a responsabilidade pelos trabalhos que tiver inscrito a concurso, excluindo-se toda e qualquer responsabilidade da Organização para com terceiros.

8.Divulgação

Todos os trabalhos participantes, sejam ou não selecionados, integrarão o Arquivo de Documentários da AO NORTE, que nunca será utilizado com fins lucrativos. Para qualquer outro tipo de divulgação será pedida autorização ao proprietário dos direitos.

9.Júri oficial

O Júri Oficial atribuirá o Prémio PrimeirOlhar e o Júri Cineclubes atribuirá o Prémio PrimeirOlhar/Cineclubes.

10.Seleção

O Júri poderá não atribuir o Prémio previsto neste regulamento, se entender que os trabalhos apresentados não são merecedores do mesmo.

11.

O filme vencedor do Prémio PrimeirOlhar/Cineclubes poderá ser projetado nas sessões de cinema dos cineclubes portugueses e galegos.

12.

Das deliberações do Júri não haverá recurso.

13.Prémios

Prémios a atribuir:

  • Prémio PrimeirOlhar no valor de 1.500 (mil e quinhentos) euros
  • Prémio PrimeirOlhar/Cineclubes no valor de 1.000 (mil) euros (atribuído pela Federação Portuguesa de Cineclubes e Federación de Cineclubes de Galicia)